Recordes, desafios e investimentos em infraestrutura marcam o ano do Porto de Imbituba

26.12.2023.

Foto: Divulgação / SCPAR Porto de Imbituba

Com 2024 batendo à porta, o Porto de Imbituba atravessa dezembro com muitos motivos para comemorar. Antes mesmo de o ano terminar, o complexo portuário localizado no Sul catarinense já ultrapassou a marca de 7,1 milhões de toneladas operadas, consagrando um novo recorde anual. O sucesso no campo operacional vem acompanhado da perspectiva de aplicação de aproximadamente R$ 620 milhões em investimentos públicos e privados para os próximos quatro anos, visando ampliar a capacidade de atendimento à demanda do mercado.

“O Porto de Imbituba é muito importante para a cidade e peça fundamental no desenvolvimento da Região Sul de Santa Catarina. Esses resultados demonstram que ele está no caminho certo para a sua consolidação como uma solução logística competitiva, promovendo renda e emprego aos catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello.

Caracterizado principalmente pela movimentação de granéis sólidos (83% da movimentação total), o Porto de Imbituba teve como suas maiores movimentações produtos como o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho. Dentre as novidades, em 2023, o Porto ampliou seu portfólio de cargas, recebendo sua primeira importação de óleo de girassol. 

Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, “o apoio do governo foi demonstrado com a criação de uma secretaria para tratar dos assuntos logísticos de SC. Somos um estado diferenciado, com cinco portos, 21 aeroportos e ferrovias. O desempenho dos portos demonstra que somos um corredor logístico do Brasil”, afirma Martins.

Entre embarques e desembarques, as exportações lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com significativo crescimento de 47,3%, de janeiro a novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. O principal destino das embarcações foram os países asiáticos (Singapura, Irã, China e Vietnã), além de Portugal. Em relação às importações, os destaques ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, Colômbia e Argentina. Em termos de comércio exterior, até novembro, o Governo Federal estima que Imbituba operou mais de 1,8 bilhão de dólares. 

O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes, destaca que o ano trouxe diversos desafios para o Porto de Imbituba. “Tivemos grandes recordes, ao lado de grandes dificuldades operacionais, muitas delas relacionadas aos eventos climáticos extremos, que já estão sendo solucionadas e que, em conjunto com as diversas ações que o Porto está fazendo, a exemplo da recuperação e reforço do Cais 3, derrocagem do Cais 1 e ampliação do Cais 2, trarão condições operacionais para que o Porto possa operar com mais eficiência, mais segurança e prestando um melhor serviço à sociedade”, avalia o presidente.

O ano de 2023 encerrará com o atendimento de mais de 280 navios, uma média de movimentação de 637 mil toneladas por mês e cinco recordes mensais, com destaque para o resultado de abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da história do Porto (767,8 mil toneladas).

O diretor de Infraestrutura e Operações do Porto, José João Tavares, explica que o aumento da movimentação foi fortemente influenciado pelo incremento no transporte de granéis agrícolas, principalmente os farelos de soja e milho e o milho e a soja em grãos.

Atenta à demanda crescente, a iniciativa privada ampliou o serviço de apoio às manobras de entrada e saída de navios, com a introdução de mais um rebocador. Na infraestrutura interna, foi inaugurada a revitalização do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), um investimento de cerca de R$ 15 milhões da arrendatária Fertisanta, o qual mais do que dobrou a capacidade de atendimento do terminal.

___________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui