Santa Catarina sedia encontro nacional com gestores de órgãos estaduais do Meio Ambiente

24.08.2023.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina sedia, pela primeira vez, um evento itinerante promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que reúne secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o país. A proposta do encontro é alinhar políticas públicas que visam o fortalecimento da pauta ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A programação da 114ª Reunião Ordinária da Abema contempla encontros, debates e visitas técnicas em algumas cidades catarinenses para compartilhamento das boas práticas ambientais desenvolvidas em Santa Catarina.

“O meio ambiente precisa de um olhar cuidadoso. Temos que ter desenvolvimento mas também temos que preservar. Criamos a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde exatamente pra isso. É muito bom para Santa Catarina receber esse encontro, que vai debater as políticas públicas necessárias para um desenvolvimento sustentável e em conjunto”, ressaltou o governador Jorginho Mello. 

Uma reunião da Coordenação do Bioma Mata Atlântica conduzida pela presidente do IMA ocorreu ao longo do dia com a participação dos 17 estados brasileiros que integram o bioma. Na pauta os estados apresentaram projetos voltados à conservação do Bioma Mata Atlântica, como a criação do Fundo da Mata Atlântica, e proposições de atualização ao Conama, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

“É uma alegria enorme estar em Santa Catarina. É a primeira vez que a Abema se reúne no estado sendo uma oportunidade impar para muitos secretários e dirigentes de autarquias e fundações ligadas ao meio ambiente, de conhecer a realidade local e compartilhar o conhecimento, as estratégias e as boas práticas”, avaliou a presidente da Abema, Mauren Lazzaretti e secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso.

Sobre a Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

A entidade reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

__________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui