Exportações de bens de capital foram recorde em 2023

11.04.2024.

Já as vendas para o exterior da indústria de transformação tiveram o segundo melhor resultado, de acordo com pesquisa da CNI. Foto: Gilberto Sousa/CNI

As exportações de bens de capital alcançaram valor recorde em 2023. Foram US$ 18,2 bilhões, o que representou um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior. No período, houve alta de 7% nos preços dos produtos e de 4,3% na quantidade exportada. 

Os dados são da Nota Econômica nº 32, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O documento aponta ainda que as exportações da indústria de transformação registraram o segundo maior valor desde o início da série histórica do monitoramento, em 2001. Apesar do resultado positivo, houve queda da participação do setor produtivo no total das exportações brasileiras e foi identificada a necessidade de o Brasil diversificar sua pauta exportadora.

No ano passado, nove setores da indústria de transformação exportaram bens de capital. Contribuíram para o resultado positivo, principalmente, bens do setor de Máquinas e equipamentos e de Outros equipamentos de transporte, com influência de 45,8% e 33,1%.

>>> Os bens de capital são aqueles usados como meio de produção de bens de consumo. Ele não é diretamente incorporado no produto final, mas é usado durante o processo de produção. Esses bens podem ser máquinas usadas em processos manufatureiros, máquinas agrícolas, elétricas, de mineração e construção, além dos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, como computadores e servidores.

Com informações da CNI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui