Em algum momento da vida você já pensou em criar um aplicativo para atender uma demanda específica. Mas, ao analisar a jornada entre a ideia e a criação, desistiu de tirar a proposta do papel. Alguns obstáculos como mão de obra qualificada, acesso aos recursos e disponibilidade de tempo para maturação da ideia fazem com que muitos sonhos morram na praia. Para que as inovações sigam seu fluxo de evolução e não fiquem estagnadas nessas barreiras, o Sebrae/SC disponibiliza suporte pelo projeto Startup SC.
Para divulgá-lo, reunir o ecossistema de inovação, debater temas importantes, gerar conhecimento e possibilitar networking o Sebrae/SC promoveu, nesta semana, a 53ª edição do Meetup Startup SC, no auditório do Pollen Parque, em Chapecó. O evento reuniu aproximadamente 200 participantes, entre profissionais renomados do mercado, investidores e interessados em começar uma ou se envolver com startups. A programação consistiu de palestra e lançamentos do Programa de Capacitação Startup SC e do Jornada Startups.
CAPACITAÇÃO
As inscrições para a 13ª edição do Programa de Capacitação Startup SC estão abertas até 2 de abril pelo link https://www.startupsc.com.br/inscreva-se. O programa é totalmente gratuito, tem duração de sete meses (o período compreende de 5 de maio a 25 de novembro de 2023) e é composto por 16 workshops, 4 masterclass e sessões individuais de mentoria, além de disponibilizar ferramentas como serviços de cloud, marketing digital, finanças, entre outras facilidades.
Para participar da capacitação as startups precisam ter como proposta o desenvolvimento de produtos ou serviços que utilizem tecnologias inovadoras. Serão selecionadas 50 startups, que serão divididas em quatro turmas simultâneas do programa: 20 em Florianópolis, 10 em Joinville (em parceria com a Ágora Tech Park), 10 em Chapecó (em parceria com o Pollen Parque) e 10 em Blumenau (em parceria com o CIB e a Blusoft).
O coordenador do projeto no Sebrae/SC, Alexandre Souza, ressaltou que em Chapecó já foram realizadas quatro turmas, com 40 startups beneficiadas até o momento. “Temos um histórico bem interessante na região oeste catarinense e vemos cada vez mais startups maduras. Na primeira turma tínhamos muitas ideias voltadas ao agronegócio, mas agora está bem mesclado com a participação de vários segmentos. E o mais importante é que a participação não fica restrita apenas a Chapecó, temos representantes de outros municípios como Caçador, Concórdia, Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Xanxerê”, analisou.
Das startups selecionadas, 20 contarão com uma aceleração inédita de R$ 80 mil, por meio de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Outra novidade, segundo Souza, é de que nesta edição, além das 50 startups que participarão do programa de capacitação, serão selecionadas mais de 150 startups que poderão participar do Jornada Startups, uma parceria entre o Sebrae/SC e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
“A previsão é de recebermos 340 projetos nesse ano, dos quais 200 serão acelerados com o apoio de um time de mentores altamente capacitado e que conhece o mercado das startups. A receptividade do programa tem sido muito positiva em todo o Estado, com boa presença de um público qualificado e que se interessa pelo conteúdo”, avaliou o coordenador do projeto no Sebrae/SC.
_________________________________