23ª Feira estadual do mel de Santa Catarina acontece em maio em Florianópolis

29.04.2024.

Este ano a 23ª Feira estadual do mel de Santa Catarina vai acontecer de 8 a 11 de maio, no centro de Florianópolis. A Feira aproxima o produtor e o consumidor, oferecendo produtos com características regionais a preços acessíveis. Como acontece anualmente o mel será tabelado. Além disso, com a feira, é possível proporcionar a inserção de pequenos produtores familiares no mercado e divulgar o mel e demais produtos das abelhas de Santa Catarina.

A Feira vai ocupar novamente o Largo da Alfândega. O horário de funcionamento, de quarta a sexta, será das 8hs às 19hs. No sábado a feira será das 8hs às 12hs. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 8 de maio, às 10h.

A Feira é uma realização da Faasc, Epagri, Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Conta também com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O trabalho sinérgico destas instituições confere a Santa Catarina um lugar de destaque na criação de abelhas. Tanto que o mel catarinense já foi escolhido como o melhor do mundo por seis vezes no congresso Apimondia.

Mais de 200 produtores de todas as regiões de Santa Catarina estarão com seus méis e derivados em 26 estandes. Nove dos estandes serão ocupados por grupos de produtores que possuem Unidades de Envase e Beneficiamento de produtos das abelhas e marcas coletivas, ou Unidades de Envase coletiva e marcas individuais. Teremos mais de 30 marcas de méis e derivados expostos no Largo da Alfândega durante os quatro dias de feira.

Dados sobre o mel catarinense
Segundo o IBGE 2017, Santa Catarina conta com 16.843 meliponicultores e apicultores. É líder em produtividade por área no país, com uma média de 68 kg/km², em comparação aos 4,8 kg/km² do Brasil. Dessa forma Santa Catarina se firma como um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil.

Com uma forte tradição de seus produtores e um trabalho de excelência na assistência ao produtor, realizado por instituições como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae, Santa Catarina se destaca também pela organização do produtor. A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), tem em seu quadro 58 associações filiadas, reunindo mais de dois mil apicultores e meliponicultores.

Mel de Santa Catarina pode ser comprado online
Para quem não estiver em Florianópolis, pode adquirir produtos pelo link https://meldesantacatarina.faasc.com.br/. O site traz ainda cursos gratuitos que vão desde a fabricação de cosméticos, aguardente, velas, até receitas culinárias e utilização do mel para a saúde. Além disso, é possível baixar gratuitamente três livros com receitas salgadas e doces com mel.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui