Você sabe o que é troca de dias?

Conheci esse sistema na propriedade do casal Alda e Paulo Perazzoli, localizada no Vale do Rio do Peixe, na Linha Sítio dos Padres, no município de Videira/SC.

Na região há centenas de produtores rurais de pequeno porte, associados à Coopervil, uma cooperativa do ramo agropecuário que também produz vinhos, sucos e espumantes.

O “troca de dias” é uma prática solidária. Funciona assim: quando o produtor vende a safra de uvas para a Cooperativa é marcado o dia para a Coopervil fazer a coleta das uvas.

Nesse ponto o pequeno produtor enfrenta um problema. A complicada legislação trabalhista dificulta a contratação de empregados temporários para realizar a colheita que pode ser feita em uma ou duas semanas. Então, o que ele faz? Convida dois ou três vizinhos, também produtores de uvas, para ajudá-lo na tarefa. Os vizinhos chegam com a família e em poucos dias realizam a colheita. A comemoração no final é de praxe. Na sequência, ele, a mulher e os filhos vão às propriedades dos amigos que o ajudaram na colheita e devolvem a mesma quantidade de dias trabalhados. E haja comemoração.

A solução encontrada por esses pequenos produtores, além de criativa, tem a dimensão da solidariedade.

Por Raimundo Martins.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui