Missão cumprida!

06.05.2024.

Luiz Suzin presidiu de 2016 a 2024 o Sistema Ocesc/Sescoop-SC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina). Preside a Coopervil e o Sicoob Vale do Vinho

Foi com o gratificante sentimento de dever cumprido que transmiti, na última semana, a presidência do Sistema Ocesc/Sescoop-SC para meu sucessor, o cooperativista Vanir Zanatta, presidente da Cooperja, de Jacinto Machado, sul catarinense.

Com a inestimável cooperação de dirigentes cooperativistas, associados e, principalmente, com o apoio do admirável corpo técnico da Ocesc e do Sescoop, sob a coordenação do competente superintendente Neivo Luiz Panho, concluímos uma jornada de oito anos à frente da principal instituição de representação e defesa do cooperativismo barriga-verde.

Foi um período intenso, repleto de grandes desafios, entre eles, o de superar a pandemia do novo coronavírus que assolou todos os continentes. Foi um período em que as cooperativas foram desafiadas – em meio às imperiosas restrições ditadas pela emergência sanitária – a continuar atendendo as necessidades de seus associados. Elas não só cumpriram com esse desafio, como deram extraordinária contribuição ao Poder Público, colaborando com milhares ações de apoio aos programas oficiais que buscavam socorrer os atingidos pela pandemia.

Num primeiro momento foram ações emergenciais, de natureza médico-sanitária, para proteger a vida. Mais à frente foram ações de apoio técnico e financeiro, para proteger a economia.  Nesse capítulo particularmente difícil da vida brasileira, as cooperativas mostraram a força e a consistência de sua doutrina e de seus valores.

Apesar da pandemia e seus efeitos, da crise econômica e suas mazelas, os dois quadriênios (2016/2024) em que conduzimos a entidade registram evolução digna de nota. O número de cooperados (associados) cresceu de 1,9 milhão para 4,2 milhões de catarinenses. O movimento econômico das cooperativas saltou de R$ 27,04 bilhões para R$ 85,9 bilhões/ano. O número de empregados diretos das cooperativas passou de 56.311 para 95.356.

Outro importante avanço foi o surgimento do Programa Cooperativo Catarinense (SC+Coop), aprovado na assembleia geral de 2023, como plano estratégico para estruturar o desenvolvimento das cooperativas. Entre os objetivos do SC+Coop estão melhorar o indicadores de desempenho, engajar os dirigentes na elaboração do planejamento, identificação e interpretação dos desafios, de forma a incentivar a intercooperação e perceber novas oportunidades e tendências de ampliação de mercados, sempre preservando a individualidade das cooperativas.

Tivemos também, no período, a celebração do cinquentenário da Ocesc, momento em que refletimos sobre o papel de defesa, fortalecimento e representação institucional do cooperativismo barriga-verde. Os últimos dois quadriênios foram marcados por mudanças e transformações em toda a sociedade brasileira, afetando todas as organizações humanas, as cooperativas entre elas. Lucidez para reconhecer, interpretar e reagir a essas mudanças foram determinantes para vencer esse período.

Seguimos em frente, agradecidos pelo apoio de todos e cada vez mais convictos de que o cooperativismo é nossa melhor opção para a construção de um futuro humano, solidário e próspero.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui