Microempreendedores individuais decolam em Chapecó

Florianópolis, 13.07.2023.

A programação contemplou pronunciamentos dos dirigentes das entidades promotoras, apresentação dos negócios e entrega de certificados.

Incentivar o crescimento sustentável do microempreendedor individual. Com esse propósito Sebrae/SC, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Unochapecó, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Prefeitura de Chapecó desenvolveram o Programa MEI UP. A iniciativa possibilitou cursos, consultorias, mentorias e diversas ferramentas para implementar nos negócios. Das empresas participantes 14% já saíram da condição de MEI e passaram para a modalidade de microempresa (ME). 

Os resultados obtidos com a turma-piloto realizada em Chapecó foram destacados na última terça-feira (11), durante solenidade de encerramento. A programação contemplou pronunciamentos dos dirigentes das entidades promotoras, apresentação dos negócios remodelados para uma banca de avaliadores que analisaram a preparação para captação de recursos e entrega de certificados. O programa é constituído por quatro módulos: “Eu, empreendedor”, “O meu negócio”, “A gestão do meu negócio” e “Apresentação do MEI”, que buscam desenvolver o empreendedor nos quesitos comportamento e ferramentas de gestão.

“As micro e pequenas empresas representam um modelo de desenvolvimento socialmente justo, que está alinhado ao objetivo do Sebrae em auxiliar para que as pessoas possam construir o seu próprio caminho e sua liberdade. Agradecemos a parceria com a ACIC, a Prefeitura de Chapecó e o Pollen Parque pelo desenvolvimento desse belíssimo protótipo, que foi implementado durante 14 meses e apresentou resultados significativos. O próximo passo é levá-lo para todo o Brasil e beneficiar milhares de microempreendedores individuais. Parabenizamos também os empreenderes que apostaram no programa, se desafiaram e venceram essa etapa. Colocamos o Sebrae/SC à disposição para continuar com essa evolução”, analisou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

AVALIAÇÃO

A banca avaliadora foi composta por: Lenoir Broch (presidente da ACIC), Márcia Biffi (gerente executiva da Credioeste), Rodrigo Savenhago (gerente de negócios do Pollen Parque), Sérgio Matte (presidente da Garanticoop Oeste) e Willian Suzin(representante da Seedcap). Entre os critérios para escolha das três apresentações vencedoras estiveram: problema/oportunidade, proposta de valor, solução, mercado/impacto, time e pedido para captações de recursos. Conduziram os trabalhos o gestor do programa no Sebrae/SC Leandro Pereira e a consultora credenciada ao Sebrae/SC que auxiliou na elaboração do programa Ida Norelider.

O primeiro colocado foi a Age Soluções, que atua na gestão e no gerenciamento de segurança do trabalho para a construção civil. A iniciativa é dos empreendedores Mário Cueto e Pamela Cueto, que foram os primeiros no Brasil a obterem o registro como assessoria do trabalho especializada na construção civil. Atualmente fornecem planos de serviço de segurança no trabalho, treinamentos, documentações obrigatórias e assessoria de acompanhamento das obras para micro e pequenas empresas desse setor, que representam 96%.

A segunda colocada foi a Cookies N´Blues, na empreendedora Kate Ida. Ela recebeu de premiação uma bolsa 100% para participação no Seminário Empretec. O terceiro lugar foi da empresa Compostex, que atua com composteiras e educação ambiental, do empreendedor Melquior Forgiarini Scheid. Ele foi premiado com uma bolsa de 50% para participação no Empretec.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui