Liderança no varejo: Lojas Berlanda valorizam a presença feminina em cargos de gestão 

06.03.2024.

Gerente Lojas Berlanda - Fabiane Patias. Foto: Divulgação/Berlanda

Mesmo em um país onde os avanços sociais e a legislação buscam garantir a igualdade de gênero, a presença feminina em cargos de liderança no varejo ainda é uma conquista em progresso. A recente divulgação da 23ª edição do Club Survey Varejo pela Korn Ferry reforça essa realidade, revelando que as mulheres representam menos de 30% das posições de diretoria, 36% das funções de gerente sênior e 44% dos cargos de gerência.

Como mudar esse cenário e encorajar as mulheres a lutarem por espaços maiores no mercado de trabalho? Em Santa Catarina, as Lojas Berlanda, empresa do setor varejista, prioriza a presença feminina no varejo, abrindo portas para gerações futuras e espaços para que qualquer mulher tenha a oportunidade de exercer a profissão e cargo que desejar. Dos 1.550 colaboradores, 62% do quadro é formado por mulheres, e elas estão nas gerências das mais de 200 lojas, representando 53% dos cargos de gerente, superando os 47% ocupados por homens.

A unidade de Itapema (SC) é gerenciada por Fabiane Patias, que compartilha sua experiência como gerente mulher: “Enfrentamos preconceito, tanto de homens, quanto, infelizmente, de outras mulheres, ao ocupar cargos de liderança. Algumas pessoas ainda duvidam da capacidade das mulheres para liderar. Por isso, é necessário mostrar uma força excepcional, já que a maioria de nós enfrenta a chamada ‘dupla jornada’: além das responsabilidades no trabalho, precisamos conciliar com os afazeres familiares. Isso requer resiliência e determinação para alcançar nossos objetivos profissionais e pessoais. Sinto orgulho de ver a Berlanda empenhada em mudar essa realidade.”

Crescimento profissional entre mulheres

A abordagem inclusiva da Berlanda nos processos seletivos é um diferencial. A empresa não apenas encoraja, mas celebra a diversidade, destacando seu compromisso com o desenvolvimento contínuo e a progressão na carreira para mulheres. Programas como o “PDL – Programa de Desenvolvimento de Lideranças” e o “Programa Trainee para Gerentes de Loja” visam capacitar mulheres para cargos operacionais e de liderança.

Em uma seleção recente para o programa Trainee de Gerente de Loja, a empresa atingiu outro marco, preenchendo 50% das vagas com mulheres. Márcio Recieri Manoel da Maia, Gestor de Recursos Humanos da Berlanda, enfatiza a importância desse progresso, “O recente sucesso no programa Trainee de Gerente de Loja reflete nosso compromisso, marcando um avanço significativo na diversificação dos cargos de liderança.”

Neste cenário de constante expansão, as Lojas Berlanda reforçam seu compromisso com a diversidade e igualdade de oportunidades, construindo um ambiente onde todos os colaboradores, independentemente de gênero, podem prosperar e contribuir para o sucesso da empresa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui