Instituto Federal Catarinense completa 15 anos de criação

29.12.2023.

Foto: Reitoria do IFC em Blumenau. Acervo institucional

Hoje, 29 de dezembro de 2023, comemora-se os 15 anos da sanção da Lei n. 11.892 que permitiu a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ato de criação, a Rede Federal de Educação Profissional e Científica passou a ser composta pelos Institutos Federais, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas ligadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II. Entretanto, o marco histórico da Rede Federal data de 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices, no governo do presidente Nilo Peçanha. 

A partir de 2008, a Rede Federal passou por expansão e interiorização e está presente em todos os estados brasileiros. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), atualmente a Rede possui 680 unidades e conta com 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos de educação profissional e tecnológica.  

No caso do Instituto Federal Catarinense (IFC), a instituição possui 16 unidades e está presente em 15 cidades catarinenses: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira. Alinhado aos arranjos produtivos, culturais e sociais locais, o IFC promove ensino, pesquisa, extensão por meio da oferta de cursos da educação profissional e tecnológica, nas modalidades de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio, graduação e pós-graduação – lato e stricto sensu. A comunidade acadêmica do Instituto é plural, composta por estudantes, servidores e terceirizados de diversas regiões do país e de diferentes idades. 

Comemorações

Para reforçar a presença e a relevância dos Institutos Federais, diversas ações estão sendo realizadas em comemoração aos seus 15 anos de criação. Uma das primeiras ações foi o concurso nacional para escolha do selo de 15 anos, organizado pela equipe de comunicação social da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A arte aplicada em diversas peças de comunicação foi produzida pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-elege-selo-para-15-anos-dos-institutos-federais). 

Na primeira semana de dezembro, várias atividades foram preparadas em Brasília em comemoração aos 15 anos da Rede Federal. No dia 4, reitores e dirigentes das instituições da Rede Federal, estudantes, servidores, autoridades e demais convidados participaram da cerimônia no auditório do Museu Nacional da República, organizada pelo Ministério da Educação e com a presença do ministro Camilo Santana (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/mec-destaca-importancia-dos-institutos-federais-no-brasil). Na ocasião, houve o lançamento do documentário (https://www.youtube.com/watch?v=bLAp6EHXqyI) e da exposição fotográfica “Institutos Federais, a cara do Brasil”, produzidos pela equipe da Setec/MEC. Também do selo postal dos Correios com a logomarca dos 15 anos.

No dia 7, os 15 anos foram comemorados em sessão solene na Câmara Federal de Deputados (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/camara-celebra-15-anos-dos-institutos-federais), com a presença de dirigentes, reitores e demais representantes da Rede Federal. O saguão da entrada do Congresso recebeu a exposição, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com fotos e textos sobre os indicadores e destaques dos Institutos. O Conif também lançou uma página online com informações sobre as instituições. (https://15anos.redefederal.org.br/).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui