II Seminário Estadual da Apicultura e Meliponicultura reúne 200 pessoas em Galvão

13.04.2024.

Atualmente Galvão possui mais de 30 produtores de mel na Associação.

A segunda edição do Seminário Estadual da Apicultura e Meliponicultura ocorreu, nesta sexta-feira (12), em Galvão, no oeste catarinense. Com 200 participantes entre produtores, apicultores, meliponicultores, estudantes e técnicos, o evento contemplou palestras e oficinas. O Sebrae/SC através do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Rural, foi apoiador do evento e contribuiu com um workshop sobre meliponicultura.

O ALI Rural de Galvão atua em sua maioria com produtores de mel, destacou Collet. “Atendemos os produtores na parte de meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão. Eles contribuíram na oficina durante o Seminário, explicando a forma de criação, espécies, os manejos necessários para a criação de abelhas sem ferrão, que são muito importantes para a polinização, principalmente das árvores nativas”, pontuou.                                                                   

As atividades do ALI Rural envolvem um encontro coletivo, e devido à demanda dos apicultores atendidos pelo programa na região, surgiu a possibilidade de trabalhar a meliponicultura no evento. Micheli destacou a união entre o Sebrae/SC e os produtores, proporcionando o encontro coletivo e contribuindo com conhecimento e aproximação das soluções de mercado. “A partir de julho inicia um novo ciclo do ALI Rural na região, no qual mais 15 produtores rurais serão atendidos. Atualmente participam de forma exclusiva apicultores e meliponicultores, mas o ciclo é aberto para todos que têm propriedade rural”, convidou.

MAIS DE 30 PRODUTORES EM GALVÃO

A Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Galvão foi fundada 2017 em busca de melhorias no setor. Com a parceria do Senar/SC, Sebrae/SC, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, desenvolveu capacitações e projetos locais. “Junto com esses parceiros conseguimos proporcionar palestras para profissionalizar os produtores. Com essa iniciativa, incentivamos a cultura na região”, comemorou Adair Luza, produtor de mel e presidente da Associação.   

Atualmente mais de 30 produtores de mel são associados. “Estamos iniciando um novo projeto com a meliponicultura, que consiste em levar para os alunos da rede escolar a importância dessas abelhas e sua preservação para o meio ambiente”, finalizou.  

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui