Como parte das comemorações dos 107 anos da Perícia Oficial de Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, realiza neste sábado, 2 de novembro, mutirões para emissão da carteira de identidade em 11 cidades catarinenses. Além da prestação do serviço, nos locais programados serão apresentados ao público informações, equipamentos e curiosidades que envolvem o trabalho pericial.
A perita-geral da PCISC, Andressa Boer Fronza, destaca que a iniciativa representa uma grande oportunidade para que os cidadãos retirem seus documentos de identificação de forma mais prática e sem necessidade de agendamento. E conheçam um pouco mais sobre as atividades desempenhadas pela instituição.
“A carteira de identidade é um instrumento essencial ao exercício da cidadania. Ela garante o acesso do cidadão aos seus direitos fundamentais e aos serviços e benefícios públicos. Por isso, convidamos a todos para que aproveitem essa ação criada para facilitar o processo e, ao mesmo tempo, marcar a passagem de mais um ano da nossa Perícia Oficial”, destaca.
É importante que a população esteja ciente dos documentos necessários para emitir sua carteira de identidade:
- certidão de nascimento para solteiros (que nunca se casaram);
- certidão de casamento para casados/divorciados/viúvos (com as averbações);
- CPF;
- comprovante de residência atual;
- foto 3×4 recente (máximo 90 dias) no caso de menores de 3 anos.
Serão aceitas apenas certidões originais ou cópias autenticadas em cartório, que devem estar em perfeitas condições e não podem ser plastificadas. Lembramos ainda que a partir dos 3 anos a foto é feita na hora do atendimento. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no site www.policiacientifica.sc.gov.br.