Governador e presidente do Detran lançam manuais de procedimentos para uniformização de atividades

07.02.2024.

Foto: Ricardo Trida / Secom

O governador Jorginho Mello e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC), Kennedy Nunes, lançaram nesta quarta-feira, 7, os manuais de procedimentos do Departamento. O ato ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública e representa o início de um novo momento para o Detran, focado na uniformização das atividades, redução de prazos e em minimizar erros decorrentes da falta de informações. A vice-governadora, Marilisa Boehm, acompanhou o evento, em Florianópolis.

O principal objetivo desses manuais é oferecer um conjunto de diretrizes e procedimentos consistentes, garantindo a uniformidade e eficiência na execução de tarefas e operações em todas as unidades do Detran no estado. 

“O Detran tinha muitas queixas e reclamações e a gente tá organizando as coisas, consertando o que tava errado com um atendimento humanizado, cordial, respeitoso, até porque quem paga a taxa, são os catarinenses. Então é uma autarquia que está dando respostas a muitas coisas. O que é que precisava? Precisava padronizar isso, deixar critérios claros. Por isso estamos fazendo esses manuais. Para uma região não fazer de um jeito, e a outra fazer de outro, conforme sua vontade. Agora é padrão”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Divididos por temas específicos, os quatro manuais abrangem áreas cruciais para o funcionamento do Detran/SC. São eles: Veículos, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Multas e Penalidades, e Exame Prático de Direção Veicular. Cada manual fornece orientações detalhadas e claras para os funcionários do departamento, garantindo que todos estejam alinhados com os procedimentos estabelecidos.

“Quando assumi o Detran, em maio do ano passado, uma das determinações do governador Jorginho Mello foi melhorar o atendimento dos clientes que nos procuram todos os dias. E, a primeira coisa que observamos foi a falta de um padrão nos atendimentos e processos no Detran. Então, iniciamos os trabalhos de criação dos manuais com a equipe. Agora temos quatro manuais, um de cada área, que vão servir de orientação para quem atende à população, principalmente porque temos alta rotatividade dos terceirizados. Assim evitamos erros, desencontros de informações e interpretações pessoais, além de retrabalho. Com os Manuais, inauguramos um novo tempo no que diz respeito ao atendimento dos nossos cidadãos/clientes do Detran/SC”, afirma o presidente Kennedy Nunes.

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