Gastronomia afetiva em Itapiranga

Florianópolis, 20.07.2021

0
19
Os visitantes desfrutam das belezas naturais, de passeios e da gastronomia típica alemã (Divulgação @stoffel_turismo_rural).

O maior patrimônio que pode ser passado entre as gerações são as tradições culturais, as memórias e as histórias de família. Para preservar esse legado, reconhecer a contribuição dos antepassados e proporcionar essas vivências, a Família Stoffel de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, decidiu investir no turismo rural. Abriram o portão de sua propriedade – que está na quinta geração – para que os visitantes possam desfrutar das belezas naturais, de passeios e da gastronomia típica alemã. O incentivo para ingressar na nova atividade veio da Administração Municipal e do Sebrae/SC, por meio de capacitações disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado localmente desde 2017.  

A família empreendedora Irineu Stoffel (pai), Clarice Ana Finger Stoffel (mãe), Marciane Stoffel e Marciele Stoffel (filhas) já possuíam um quiosque na propriedade rural utilizado para as confraternizações de família e para aproveitarem nos momentos livres, além de um pequeno jardim bem organizado. “Aos poucos começamos a receber alguns visitantes e conhecemos a Ana Pauli – formada em Turismo pela UCEFF e que organizou os primeiros roteiros dentro do município – e a engenheira agrônoma Carine Babick – que na época tinha feito um intercâmbio e conheceu empreendedores que trabalham o turismo agregando valor à propriedade. Elas nos incentivaram muito, principalmente, no sentido de enxergar o potencial da atividade”, relembra Marciele.

No início, muita insegurança, porque a família tinha por tradição fazer apenas o cardápio aprendido com seus antepassados. “Nos preocupamos porque para nós não tinha nada de diferente, pois é um costume. Logo percebemos que o turista vem atraído, justamente, para degustar esses saberes e sabores repassados por gerações. A gastronomia afetiva tem sido muito valorizada”, comemora uma das empreendedoras ao recordar os elogios recebidos dos visitantes e o incentivo deles para que continuassem com a atividade.

A gastronomia se tornou um dos principais diferenciais da família. A receita de waffle vem do caderno da avó e se tornou o pedido mais requisitado, assim como o café do campo com a culinária. “A distinção é justamente o sabor artesanal, pois a maioria dos itens utilizados são produzidos na propriedade”, argumenta.  Outro atrativo é o atendimento familiar. “Isso encanta muito os turistas, pois o contato para às visitas é feito com um de nós, assim como a recepção, os passeios e as receitas. Nos sentimos valorizados e os visitantes gostam de ter essa vivência do meio rural, o contato com a natureza e degustar a gastronomia típica”, explica.

O atendimento é realizado somente com reservas. Telefone (49) 9 9142-0891.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui