FloripAmanhã: um legado de 18 anos, em busca do crescimento sustentável de Florianópolis

02.08.2023.

A Associação FloripAmanhã foi criada com o objetivo de unir esforços e articular forças de diferentes atores da sociedade em busca da construção coletiva da cidade que queremos: preservada, planejada, inovadora e segura. Ao longo desses 18 anos, foram muitas contribuições e para comemorar esse legado, o mês de agosto terá uma extensa programação, com eventos voltados para o crescimento sustentável da cidade.

Nos dias 3 a 5 de agosto, Florianópolis vai receber o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, um evento que vai reunir no Sesc Cacupé profissionais do setor, do trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros, além de representantes das quatro cidades brasileiras que possuem a chancela: Belém (PA), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG). Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título, em 2014, sendo esse um dos grandes feitos da FloripAmanhã, que coordenou todo o projeto e mantém a chancela ativa até hoje. 

O 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia é promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio MG, Fecomércio RJ e Fecomércio PA, além de outras entidades parceiras. Confira aqui a programação completa.

No dia 16 de agosto, a entidade promoverá um almoço para os associados, conselheiros, parceiros e imprensa para comemorar o aniversário, que é celebrado no dia 17 de agosto, oficialmente. Na ocasião, será entregue o Projeto Floripa 2030/2040/2050, uma versão atualizada do Projeto Floripa 2030, um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sociocultural e urbano territorial para Florianópolis, também iniciativa da FloripAmanhã. Vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”, o projeto foi algo inédito, pois nunca havia sido delineada uma visão de futuro para a cidade a partir da sociedade civil organizada, e até hoje continua sendo um importante norteador de projetos da iniciativa privada e do poder público. “Com o Floripa 2030/2040/2050, a cidade pode avançar em direção a um futuro mais sustentável, garantindo uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes e preservando seu patrimônio para as gerações futuras. E esse é o principal objetivo da FloripAmanhã”, destaca Jaime de Souza, presidente da FloripAmanhã.

No dia 19 de agosto, a FloripAmanhã participar do Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável, com um painel sobre “Florianópolis e sua posição como cidade criativa da UNESCO em Gastronomia”, a ser apresentado por Anita Pires, conselheira da FloripAmanhã e ponto focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

E finalmente, no dia 31 de agosto, a FloripAmanhã promoverá um Fórum sobre a revitalização do Aterro da Baía Sul, um evento para discutir sobre os caminhos e soluções para uma ocupação mais inclusiva, criativa e financeiramente sustentável do local. Será às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. “O objetivo é reunir experiências e vozes diversas em territorialidade urbana para discutir possíveis caminhos para o local. A partir das iniciativas sugeridas nesse encontro, a FloripAmanhã pretende abraçar a causa não só da revitalização e viabilidade legal e financeira desse espaço, como também, e prioritariamente, definir sua real vocação. A Prefeitura de Florianópolis, na pessoa do prefeito Topázio Neto, delegou à FloripAmanhã a condução dessa discussão na cidade, assim como a articulação da proposição de projetos integrados de uso ordenado e sustentável para toda a área do Aterro”, enfatiza o presidente, Jaime de Souza.

_____________________________________

3 COMENTÁRIOS

  1. Acabei de assistir na TV Record Estado de excelência. Fiquei muito feliz ao ver a reportagem. Acredito no viés da importância do terceiro setor. Foi tema de meu trabalho de conclusão de curso TCC , em Serviço Social. Agora estou aposentado, mas, sempre com uma triste vontade de contribuir mais para com o bem comum da região. meu tema é:
    AJA LOCAL PENSE GLOBAL
    DO LIXO FAÇA O LUXO.
    Gostaria de me engajar nos trabalhos dessa instituição. Tenho muitas ideias, que oferecem melhor qualidade de vida, com menos gastos de recursos. visa economia e melhorias na qualidade de vida da sociedade no geral, agregando possibilidades de lucro junto ao turismo.
    meu nome é Marcos George Bunn
    e-mail bunnmarcos@gmail.com.
    Parabéns pelo seu ideal.
    Muito obrigado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui