Florianópolis é sede de Certificação Nacional de Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

08.04.2024.

Foto: Divulgação CBMSC

Entre os dias 8 e 11 de abril, Florianópolis será palco da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

As provas, que serão de busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, estão previstas para iniciar às 16h desta segunda-feira, 8. Pela manhã e começo da tarde, no mesmo dia, haverá a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem.

Participam do evento somente binômios – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – de Santa Catarina. Essa certificação tem o objetivo de nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos para que estes estejam aptos a intervir em um cenário de ocorrência real.

Além das provas, haverá a formação de árbitros com o objetivo de ampliar a realização de provas nacionais. Participam dessa formação, que faz parte de um projeto nacional da LIGABOM, militares do Mato Grosso do Sul (MS), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR).

O CBMSC é destaque na busca e resgate utilizando cães, com certificação e reconhecimento internacional. Os cães já foram empregados em ocorrências como a da Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, Petrópolis no Rio de Janeiro e mais recentemente no Rio Grande do Sul por conta das enchentes que atingiram o estado em setembro de 2023.

A saúde dos animais é controlada por uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e os veterinários mantêm uma rotina de acompanhamento. Exames de check up, são realizados anualmente nas universidades parceiras, que possuem o curso de Medicina Veterinária. Durante estes momentos os cães são acompanhados pelos seus condutores, além de dois veterinários cinotécnicos do CBMSC.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui