Líder em energia renovável no país, a ENGIE estará presente no mais importante evento sobre mudanças climáticas, a Conferência das Partes – COP 28, que neste ano ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. A Companhia participa do evento desde 2021.
Neste ano, a delegação do Grupo ENGIE na COP 28 conta com a presença de executivos da ENGIE Global; da gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da ENGIE Brasil, Flávia Teixeira; do consultor de Transição Energética da ENGIE Brasil, Giuseppe Signoriello; e pela primeira vez representando a ENGIE Brasil Energia, a Gerente de Meio Ambiente e Clima, Karen Cristine Schröder; e a Coordenadora de Mudanças Climáticas, Camila Rodriguez.
A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas trará três temas centrais: mudanças climáticas, proteção ao meio ambiente e transição energética. O ponto chave deve ser a discussão em torno do Acordo de Paris, e como as nações colocarão em prática as ações previstas por esse acordo assinado em 2015, que tem como finalidade limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, atingindo no máximo 2 graus até 2050.
“O debate é urgente. Os desafios são enormes, muito precisa ser feito e em pouco tempo. A ENGIE está comprometida em contribuir com ações concretas para conter as mudanças climáticas, por meio da descarbonização das suas atividades e da geração de energia renovável. Hoje somos uma empresa com 100% da capacidade de geração de energia proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa. E estudos recentes indicam que a capacidade global de geração de energia renovável precisa triplicar até 2030”, afirma Karen Cristine Schröder, da ENGIE.
O Grupo ENGIE estabeleceu, globalmente, o compromisso de redução das emissões de CO2 em 59% até 2030, alinhada aos critérios do Science Based Target – SBTi (Metas Baseadas na Ciência), e o atingimento da neutralidade líquida de emissões até 2045.
Alinhados a esses compromissos, a ENGIE estabeleceu um programa específico para contribuição com esses objetivos, intitulado “Jornada pelo Clima”. Um programa estruturado em três pilares básicos de Gestão, Mitigação e Adaptação Climática com olhar mais amplo e ações envolvendo diretamente outros atores, dos mais distintos segmentos produtivos, incluindo toda sua cadeia produtiva. “O processo de descarbonização do planeta requer uma ação estruturada e conjunta de toda a sociedade”, destaca a Coordenadora de Mudanças Climáticas da ENGIE Brasil Energia, Camila Rodriguez.
Além disso, a companhia vem avaliando os riscos relacionados ao aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos e vem elaborando planos de adaptação climática em 100% dos seus ativos até 2030. Todas estas ações estão sendo estruturadas e fundamentas em uma ampla campanha de conscientização e treinamentos regulares para toda cadeia de valor, envolvendo colaboradores, fornecedores, parceiros, bem como o conselho de administração.
_________________________