ENGIE conclui implantação das linhas de transmissão do Projeto Novo Estado

Florianópolis, 28.02.2023.

A ENGIE Brasil Energia concluiu nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, a implantação do Projeto Novo Estado, sistema de transmissão localizado nos Estados de Tocantins e Pará. O ativo alcançou o status 100% operacional a partir da energização do trecho entre as subestações Xingu e Serra Pelada. A operação comercial iniciou-se em 2021 e teve sua finalização dentro do prazo estabelecido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Projeto Novo Estado foi concebido para fortalecer o escoamento da geração de energia de grandes hidrelétricas do Norte do país, otimizando o Sistema Interligado Nacional. Com R$ 3,2 bilhões em investimentos, ao todo foram 3.634 torres instaladas ao longo de 1.800 quilômetros de linhas de transmissão de 500kV, passando por 24 municípios.

Além da implantação das linhas de transmissão, o projeto contemplou a construção de uma nova subestação de energia e ampliação de outras três. Esse último segmento energizado percorre seis cidades do Sul do Pará (Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Itupiranga, Marabá e Curionópolis).

Sua conclusão e a operação total do sistema de transmissão consolidam a estratégia da ENGIE Brasil Energia de investimentos em projetos de infraestrutura no Brasil. Agora, a Companhia opera dois grandes ativos de transmissão de energia: Novo Estado, entre Pará e Tocantins, e Gralha Azul, no Paraná, somando mais de 2.800 quilômetros de linhas transmissão e 14 subestações construídas ou ampliadas.

“A operação integral de Novo Estado é um marco importante, pois demonstra nossa capacidade de execução e nossa estratégia de levar energia sustentável e limpa para os principais mercados consumidores. Operamos, agora, duas linhas que além de transmitir energia, carregam consigo mais um estímulo ao desenvolvimento de regiões importantes do Brasil”, enfatiza Eduardo Sattamini, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

Desde o início das obras de Novo Estado, a Companhia desenvolveu uma série de ações junto às comunidades do entorno do empreendimento, como o incentivo ao empreendedorismo local, à geração de emprego e renda, e apoio às áreas de educação, saúde e segurança pública, entre outras iniciativas. Foram 55 projetos elaborados a partir de investimentos sociais privados, realizados durante todo o período de implantação de Novo Estado, e definidos a partir do diálogo permanente com as comunidades.

Energização em Gralha Azul

Após alcançar o marco de 94% operacional no segundo trimestre de 2022, também em fevereiro o Sistema de Transmissão Gralha Azul, no Paraná, entrou em operação integral a partir da energização do trecho que percorre a zona urbana e rural das cidades de Ponta Grossa, Imbituva e Irati.

Gralha Azul teve as primeiras linhas energizadas em 2021, antecipando em 16 meses o prazo previsto no contrato de concessão. “O adiantamento da operação comercial do projeto possibilitou a solução de suprimento da energia da Usina Hidrelétrica Itaipu para o estado do Paraná”, explicou o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

Com R$ 1,8 bilhão em investimentos, o Sistema de Transmissão Gralha Azul compreende 1.000 quilômetros de extensão, passando por 27 municípios paranaenses e teve sua implantação acompanhada por uma série de projetos socioambientais focados na mitigação dos impactos causados pelas obras, bem como pelo apoio ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Outros projetos de transmissão 

Em junho de 2022, a ENGIE Brasil Energia arrematou o Lote 7 no Leilão de Transmissão Aneel 01/2022. Hoje nominado como Gavião Real Transmissora de Energia, é composto pela ampliação da Subestação Itacaiúnas e por um quilômetro de linha, que atenderá a rede de distribuição de energia do estado do Pará. O empreendimento é complementar ao Sistema de Transmissão Novo Estado, capturando sinergias. O prazo limite para o início da operação da linha de transmissão é 30 de março de 2026.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui