Em Florianópolis e Itajaí, FIESC inaugura ambientes focados na educação e desenvolvimento industrial

Florianópolis, 22.03.2023.

Ao centro, Braga de Andrade e Aguiar descerraram a placa inaugural da Academia FIESC de Negócios (foto: Filipe Scotti)

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou nesta terça, 21, nas cidades de Florianópolis e Itajaí, três ambientes focados na educação e desenvolvimento do setor industrial. Na sede da entidade, na Capital, foram inaugurados a Academia FIESC de Negócios, que é orientada para a educação executiva, capacitação de altas lideranças, reinvenção e transformação industrial. Outra estrutura formalmente entregue foi o D. Lab, laboratório de inteligência do Observatório FIESC, espaço imersivo para o desenvolvimento de projetos e produtos focados em dados e inteligência para a tomada de decisão, com indicadores e análises da economia catarinense. Em Itajaí, foi entregue à comunidade a primeira Escola SESI de Referência no estado, que opera desde 2022, já atende mais de 630 estudantes e integra um programa nacional do SESI que oferece proposta pedagógica alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio, baseada no movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Indústria: vetor do desenvolvimento

“A Academia FIESC de Negócios é a área de educação executiva idealizada para apoiar a reinvenção e a transformação da indústria. Estamos atuando em diversas frentes da formação executiva, como transformação digital, finanças e formação internacional de executivos”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

“A indústria é o grande vetor do desenvolvimento. Do PIB (Produto Interno Bruto) catarinense, 27% vêm da indústria e 19,6%, da indústria de transformação, aquela que mais recolhe impostos e mais emprega. A riqueza está exatamente nessa grande participação da indústria de manufatura na economia do estado”. Aguiar enfatizou que Santa Catarina ocupa a segunda posição nacional em transformação industrial, atrás apenas do Amazonas, que sedia a Zona Franca de Manaus. O empresário ainda referiu-se às boas colocações do estado no que diz respeito à qualidade de vida, segurança pública, saldo de empregos e a corrente de comércio internacional, de 41 bilhões de dólares anuais. “Onde tem indústria tem IDH elevado e tem desenvolvimento”, disse. 

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, manifestou-se sobre a carência brasileira de uma política industrial de longo prazo. “A indústria desenvolve tecnologia, dá competitividade a outros setores, paga os melhores salários, gera conhecimento. Por isso que as regiões mais industrializadas são as mais desenvolvidas”, observou. “Educação é investimento, e o Brasil precisa ter pessoas preparadas, com informação, com formação. Santa  Catarina tem uma vantagem enorme porque tem uma cultura empreendedora. O que ocorre nesta Academia é fantástico, com a proposta de formar executivos nas empresas para que eles tenham visão de tecnologia, de inovação, de desenvolvimento e de crescimento”.

Escola conectada com a indústria

A respeito da Escola SESI de Referência, Aguiar destacou que a estrutura oferece o que há de mais moderno e tecnológico. “E o que é mais importante do que isso, a inovadora metodologia STEAM que está presente em nosso currículo e prepara estes jovens para as carreiras tecnológicas na indústria”, frisou o presidente da FIESC. “Somos uma escola conectada com a indústria, oferecemos educação profissional por meio do SENAI, ajudando os estudantes a adquirir uma formação técnica e se inserir no mercado de trabalho”, acrescentou Aguiar. Novas unidades da Escola SESI de Referência serão entregues em Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages e Videira.

Dirigindo-se aos estudantes, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, reforçou a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais. “Queremos que vocês, alunos, saibam mais do que português, matemática, outra língua. Queremos que vocês desenvolvam a humanidade, o companheirismo, lealdade, ética. Isso tudo a Escola do SESI está preparada, para formar homens e mulheres que vão conduzir o futuro do Brasil”, salientou. 

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui