Cervejaria retrata história dos imigrantes italianos

Florianópolis, 24.06.2021

Para concretizar seu sonho o empresário conta com auxílio do Sebrae/SC com consultorias de soluções de mercado e do Programa Go To Market.

Contar uma grande história por meio de um produto. Com esse propósito o empreendedor Albeneir Didomenico (Dido) tirou do papel o seu sonho e está construindo a Cervejaria Birrificio Frisanco, no município de Anchieta, no extremo oeste catarinense.  Engenheiro agrônomo, filho de produtor rural e técnico cervejeiro se inspirou na migração europeia e na tradição familiar para iniciar a produção de cervejas especiais. Para concretizar seu sonho conta com auxílio do Sebrae/SC com consultorias de soluções de mercado e do Programa Go To Market.

O projeto da nova cervejaria foi dividido em três etapas. A primeira é a parte fabril que tem a previsão de iniciar suas atividades em setembro deste ano. Na sequência será edificado o restaurante gastronômico, com 600 m², e posteriormente construído o parque temático da cerveja com estações que abordarão a história da bebida com uma imersão na cultura. 

O projeto da nova cervejaria foi dividido em três etapas. A primeira é a parte fabril que tem a previsão de iniciar suas atividades em setembro deste ano.

A área total do empreendimento compreenderá 12 mil m² e absorverá investimento na ordem de R$ 3 milhões, parte de recursos próprios e aporte da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). A previsão é de que todo o projeto esteja finalizado em janeiro de 2023. 

Atualmente a cerveja é produzida em uma sala comercial de 100 m², no centro do município, e após a conclusão da primeira etapa da obra a parte fabril contará com mais de 550 m². A produção atual de 2.500 litros/mês passará inicialmente para 10 mil litros/mês. A capacidade de produção chegará a 90 mil litros/mês para um turno de trabalho, podendo ser dobrada para 180 mil/mês com dois turnos.

No Birrificio Frisanco serão produzidos sete estilos: Dortmunder Export (Partenza), Belgian Blond Ale (Viaggio), Belgian Dark Strong Ale (Ripresa), Belgian IPA (Vendemmia), Witbier (Limonata), Saison (Ricordi) e Pilsen (Brasile Pilsen). O ciclo da cerveja no processo natural é de 21 a 28 dias, porém Dido explica que no processo de filtração adotado pela empresa esse tempo pode ser reduzido. 

A área total do empreendimento compreenderá 12 mil m² e absorverá investimento na ordem de R$ 3 milhões (Crédito: Anderson Cavasini).

Conforme o empresário, 70% da produção será destinada para o mercado nacional e 30% para exportação, principalmente, para os países do Mercosul. “A intenção é internacionalizar a marca, por isso investi em terroir brasileiro com a utilização de barril de madeira, para ter um diferencial competitivo. Outro diferencial serão os atrativos sensoriais da marca que contará a história da imigração italiana”, explica Dido.

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