Aurora Coop recebe comitiva japonesa e reforça liderança no mercado de carne suína

04.03.2024.

Comitiva formada por representantes da maior importadora de carnes do Japão conheceram duas unidades de processamento de cortes da Aurora Coop, em Chapecó/SC (Foto: MB Comunicação)

Uma comitiva formada por representantes da maior importadora de carnes do Japão – a NH Foods – e a rede de restaurantes Maisen conheceu, na última  semana, duas unidades de processamento de cortes especiais para exportação da Aurora Coop, em Chapecó (SC). O grupo esteve em uma unidade frigorífica de aves e em outra de suínos para acompanhar o trabalho desenvolvido para atender a especificidade dos produtos ao mercado japonês.

A Aurora Coop é a principal fornecedora de carnes suínas e de aves para a NH Foods – maior importador de carnes do Japão. A indústria processa e distribui para cadeia de restaurantes, supermercados, e food service.

Os membros da comitiva foram recebidos pelo diretor presidente Aurora Coop, Neivor Canton, pelo diretor de mercado externo Dilvo Casagranda, pelo trader para o mercado japonês Waldemiro M. Junior e pelo pesquisador Rogério Alexandre Da Silva.

Fizeram parte do grupo o diretor NH Foods Shuichi Toda, o CEO da Maisen Katsuhide Kunihiro, o gerente de compras da Maisen Toshiyuki Suzuki, o presidente da NH Foods Chile Shuhei Hamada, o supervisor departamento Frozen Pork da NH Foods Tomohide Hashi, o representante de vendas NH Foods Chile Arisa Kawabata, e da prime trading, Kenzo Nakata e Anderson Suzuki.

Dilvo Casagranda explicou que, desde 2018, a Aurora Coop trabalha intensamente para atender as exigências do mercado japonês. “A iniciativa faz parte de um projeto realizado em parceria com a NH Foods, que oferece apoio técnico e orienta sobre suas necessidades. A Aurora Coop busca atender essas demandas e conquistar espaço no mercado japonês”. 

O diretor de mercado externo salientou, ainda, a importância dessa parceria para a Aurora Coop e para o Brasil, por ser um mercado que se mantém estável e consolidado. O Japão é um grande importador de carne de suína e demanda produtos muito específicos, que necessitam investimento expressivo e trabalho intenso para atender a essas demandas.

“Importante para nós, da Aurora Coop e para o Brasil, é contar com um mercado estável e consolidado como esse. Ao conferirmos o histórico, observamos que o Japão importa cerca de um milhão de toneladas todos os anos de várias partes do mundo. O Brasil começou a acessar esse mercado há pouco e, portanto, é necessário fazer um bom trabalho. Precisamos ampliar o atendimento para obter uma fatia maior desse mercado”, frisou ao comentar que se trata de um mercado estável e demorado para conquistar, mas depois disso há uma estabilidade de trabalho.

Para atender a demanda do mercado japonês que é muito específico, detalhado e de produtos elaborados, a Aurora Coop investiu R$ 40 milhões em estrutura física em uma de suas unidades chapecoenses. O investimento contemplou uma sala específica para produzir cortes ao Japão, que ocupa mais de 400 pessoas.

A carne suína processada pela Aurora Coop fez parte em 2023, de 22,23% das exportações brasileiras com grande representatividade no setor de proteínas importadas pelo Japão. “O cliente veio conhecer os procedimentos da Aurora Coop e demonstrou satisfação com o que está recebendo. Elogiou os produtos específicos que adquire conosco e comentou que somos o principal fornecedor. Isso é motivo de orgulho, especialmente em um mercado reconhecido como o mais exigente da carne suína no mundo”, evidenciou o responsável pelas vendas no mercado japonês, Waldemiro Junior.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui