A batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão. Sua produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas em uma área de 18 milhões de hectares.
E a Cooperja também atende clientes que cultivam esta cultura. Nos campos de cima da serra gaúcha, mais precisamente em São José dos Ausentes visitamos a cliente Rosimar Cardoso de Figueredo (28), mais conhecida como Rosi, que trabalha junto com o esposo há três anos no cultivo de batata.
Rosi é formada em Administração de empresas, e no agro já realizou diversos cursos de manejos e práticas na lavoura, e iniciará o curso de agronomia na metade do ano. “Nasci e me criei no interior aqui de Ausentes com meu pai, produtor de milho e pecuária. Fui para cidade estudar e retornei para trabalhar no interior, na plantação de 30 hectares de batata com meu marido, que já tem conhecimento da cultura há mais de 12 anos”, explica.
Ela planta a variedade de batata ágata que é a branca, e tem um ciclo mais rápido de 95 dias no máximo, e outra variedade que o casal cultiva é a asterix, que tem a casca mais rosada e ciclo mais longo.
Rosi conta que é apaixonada pelo agro e seus processos. “Nasci e me criei neste mundo, alimentando com um pouquinho de batata. Acredito que quem está dentro do agro precisa ter muita fé, persistência e determinação. A vida no agro não é fácil, mas não é impossível. Porém precisa de muita persistência e constância. Isso não é pra amador, somente para quem ama e sabe o que faz. Sempre digo, em tudo que fizeres faça com amor e dedicação”, declara Rosi.
Ela fala ainda, que a mulher do agro faz muitas coisas acontecerem como a gestão, vendas, e até mesmo o serviço braçal.
Safra
A expectativa da safra nas terras da cliente este ano é de colher uma quantidade menor do que a safra passada, devido as condições climáticas que não foram favoráveis. A expetativa gera em torno de 40 mil kilos de batata, sendo em média de 800 sacos por hectares, sacos estes de 50kg. Este ano a colheita já iniciou e se estende até final de maio.
Manejos
Rosi explica que a batata tem um manejo bem específico e dependendo do clima, pós a colheita o preparo do terreno inicia em julho/agosto, com a retirada de pedras e lavragem da terra que é preparada para receber o pasto para o gado. “Nos meses de outubro até dezembro iniciamos a plantação, passando a rotativa antes para mexer bem a terra e em seguida entramos com a plantadeira de batata. De sete a 15 dias ela começa a nascer, e dependendo do clima começamos os cuidados de proteção com fungicida e inseticida contra as pragas. Após isso, quando a planta atinge uns 30 cm iniciamos o processo de aterração com maquinário, e passamos a cobertura de nitrato de cálcio, mantendo os manejos, e protegendo até a colheita”, explica ela.
No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas em uma área de cerca de 130 mil hectares. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).