Vitivinicultores apresentam suas trajetórias de sucesso, no Itaipu Rural Show

16.02.2024.

Produtos das vinícolas Busnello e Mayer em destaque no estande do Sebrae/SC. (Foto: MB Comunicação)

O Sebrae/SC promoveu, durante o 25º Itaipu Rural Show, o painel de demonstração de resultados de duas agroindústrias atendidas pelo Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) voltado à vitivinicultura: a Vinícola Busnello e a Vinícola Mayer. O momento teve como objetivo compartilhar a trajetória dos produtores até a conquista do credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Odinei Busnello, sócio proprietário da Vinícola Busnello junto de seus pais Danilo e Vanilde Busnello, participa do programa há mais de dez anos. A empresa está localizada no interior do município de Quilombo (SC) e obteve o credenciamento em agosto de 2022. “São muitos anos de acompanhamento e o Sebrae/SC permitiu que chegássemos até essa conquista. Tivemos grande evolução nos processos de plantio, produção, estrutura, rotulagem e legislação”, relatou Odinei durante sua participação no painel.

O produtor ainda ressaltou a importância da tradição familiar na história da vinícola. “Nossa família realiza todos os procedimentos, desde o plantio das videiras, a poda e os cuidados necessários até a produção e a comercialização dos produtos. Tudo começou em família há mais de 150 anos e hoje continuamos a manter essa cultura”.

Em Ponte Serrada (SC)Volmir Zappe e Rosa Maria Mayer Zappe administram a Vinícola Mayer, que participa do programa desde 2017, onde Luiz Mayer (in memoriam) iniciou a produção e a consultoria com o Sebrae/SC. O credenciamento com o MAPA e a garantia do selo SIF foram conquistados em 2022, como explicaram os proprietários. “Assumimos a frente da empresa em 2019 com o falecimento de Luiz. Foi um período difícil para nossa família e o Sebrae/SC deu um impulso para continuarmos na atividade”. Volmir e Rosa Maria relataram ao público que a consultoria do programa os conduziu do início ao fim em sua primeira safra sozinhos. “Contamos com muito auxilio e inspiração para prosseguirmos a produzir. Em 2021 finalizamos nossa primeira safra e, no ano seguinte, conquistamos esse marco significativo de formalização”.

Os administradores destacaram também a concretização do sonho do idealizador Luiz de transferir a vinícola do interior do município para a área urbana. “Essa foi mais uma grande realização alcançada graças à parceria”, afirmaram, emocionados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui