Sobrevoo registra 14 baleias-francas na costa catarinense no último domingo

07.11.2023.

Foto: Mariana Silvano/SCPAR Porto de Imbituba

O último sobrevoo da temporada 2023 de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina constatou a presença de 14 gigantes da espécie (sete fêmeas acompanhadas de filhote – Fefis) no Litoral Sul do estado. O monitoramento de helicóptero foi realizado neste domingo, 5, ao longo de toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão (SC), estendendo-se até Torres (RS). A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental. 

A varredura de novembro encontrou cinco Fefis entre as praias D’água e do Porto, em Imbituba, além de dois Fefis na praia do Sol, em Laguna, o que indica a proximidade do fim do período anual de avistagens.

O cenário já era esperado pela equipe técnica que participou do sobrevoo. Conforme explica Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFRANCA, “nesta temporada, em função do grande número de baleias, tínhamos a expectativa de que fosse mais longa que ano passado, e agora no sobrevoo isso se confirmou, com as baleias que ainda estão na região”. Em setembro, no pico da temporada, foram registradas 225 baleias-francas. “Foi uma temporada com muitos nascimentos, o que é fundamental para a recuperação populacional da espécie”, destacou Groch.

O programa

O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está ocorrendo desde o dia 1º de julho e vai até o dia 30 deste mês. Além dos sobrevoos, há diariamente equipes de campo realizando a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira.

“A presença de baleias na nossa costa é um indicador extremamente positivo, principalmente por se tratar de uma espécie que ainda está ameaçada de extinção no Brasil. Ao mesmo tempo, o fato de Imbituba ser o principal ponto de concentração dos indivíduos ressalta a importância da manutenção do monitoramento para garantir a segurança e a conservação dessas gigantes, em harmonia com a continuidade das operações portuárias”, apontou Paulo Márcio de Souza, gerente de Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

A baleia-franca conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são resultado da tese de doutorado de Eduardo Renault Braga, contemplando uma análise de 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie. 

___________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui