O Programa de Incentivo à Inovação – PII, por meio do Arranjo Promotor de Inovação – API Inovar, da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), desempenha um papel fundamental na promoção de encontros benéficos entre aqueles que buscam financiamento para projetos inovadores e aqueles que querem apoiar causas para fomentar iniciativas de cultura e inovação, utilizando o abatimento de ISS – Imposto Sobre Serviços ou Imposto Predial e Urbano Territorial (IPTU) como ferramenta.
Neste ano diversos projetos foram aprovados, incluindo o Projeto PAM – Plataforma de Aceleração do Desenvolvimento Municipal, que foi enviado pela ACIF. O PAM é uma plataforma tecnológica que apoia a gestão de políticas públicas municipais, consolidando os planos setoriais municipais com base nas diretrizes nacionais de ministérios. Entre muitas funções, a principal é que ela transforma esses planos em informações qualificadas para que os gestores públicos possam interpretar, gerenciar, avaliar e tomar decisões. Na última semana, os projetos selecionados receberam o certificado do programa, permitindo assim o início da captação de recursos para sua execução.
O PII Inovar mantém um banco de dados abrangente, que contém informações sobre leis de incentivo, proponentes de projetos de inovação e cultura que estão atualmente angariando recursos, bem como apoiadores interessados em fomentar iniciativas de cultura e inovação.
Para se tornar um incentivador e fazer parte deste banco de incentivo, basta se cadastrar como apoiador no site da ACIF e entrar em contato com o projeto escolhido. Da mesma forma, os projetos que buscam apoio podem entrar em contato diretamente com os incentivadores que já estão pré-cadastrados.
“Uma característica destacada deste programa é que os incentivadores que destinam seu ISS ou IPTU para projetos de inovação também terão a oportunidade de ter sua marca associada a esses projetos. Isso segue um modelo semelhante ao que já é realizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, em que um logotipo do incentivador será divulgado junto com o Programa de Incentivo à Inovação – PII. Dessa forma, os incentivadores recebem uma contrapartida pelo valor que já deixaram de pagar em impostos”, explica Célio Bernardi, presidente da ACIF.
_________________________