Pós-graduação no setor da moda em SC evidencia a crescente importância da indústria têxtil no estado

09.11.2023.

Equipe Diklatex e Latina Têxtil recebendo o diploma na noite de encerramento do programa PRIORI

A Latina Têxtil e a Diklatex, empresas têxteis com sede em Brusque e Joinville, receberam o Prêmio PRIORI, na categoria “Equipe mais ESG”. No último mês, o Programa MBR PRIORI – Moda, promovido pela Escola de Negócios da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), que tem como objetivo capacitar várias empresas catarinenses dos setores de moda, confecção e têxtil, encerrou com a formação de sua primeira turma.

A importância do programa se alinha com o status do Brasil como o quinto maior polo têxtil do mundo. A criação do curso Master in Business Reinvention (MBR), idealizado pela FIESC, responde às mudanças significativas no panorama da indústria têxtil de Santa Catarina, que superou a de São Paulo. Além disso, o setor têxtil catarinense se destaca como o maior gerador de empregos do estado.

André Jativa, diretor executivo da Latina Têxtil e da Diklatex, diz que entende que a criação do programa PRIORI de moda foi um movimento importante em termos de capacitação, pois permitiu ter acesso a profissionais excelentes do mercado, networking, proporcionando uma troca de informações e contatos muito relevantes na indústria têxtil catarinense, além de aprendizados do setor a nível nacional e internacional.

Ao falar sobre os aprendizados que estão sendo aplicados na empresa, André comentou: “Quando falamos de produtividade, sustentabilidade, qualidade e inovação, o mercado catarinense está encaminhado e avançando, mas ainda estamos carentes em termos de valor agregado e vendas, enquanto o sudeste do país já está mais avançado nessa área. Entendendo isso, a Diklatex está disseminando esse conhecimento na organização para que haja aplicação prática dentro da nossa indústria, visando aumentar o valor de marca do estado.”

O programa de pós-graduação não apenas capacitou os participantes, mas também promoveu a reinvenção da indústria têxtil por meio da elaboração de um roadmap estratégico. Além disso, incentivou a formação de redes de contatos e parcerias entre os diferentes setores. Ao longo de 18 meses, o programa foi dividido em várias frentes, incluindo partes teóricas e práticas, mentorias e missões regionais, nacionais e internacionais.

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