JAC Motors realiza a entrega de 100 E-JS1 para a prefeitura de Criciúma, SC, que terá a maior frota pública 100% elétrica do país

02.04.2024.

75 carregadores tipo wall box estão sendo instalados na cidade a fim de facilitar as recargas dos novos modelos elétricos. JAC E-JS1, 100% elétrico

Com uma solenidade realizada na última quinta-feira 28, a cidade catarinense de Criciúma tornou-se um dos municípios de maior eficiência do país na transição energética em busca de matrizes livres de emissões de poluentes. A JAC Motors fez a entrega de 100 unidades do E-JS1, compacto 100% elétrico, que irão servir de veículos de uso da prefeitura. A entrega fez parte de uma marca lançada pela Administração Municipal denominada “Criciúma Energia que Conecta”, que integra o programa Criciúma Sustentável, e ainda inclui uso de lâmpadas tipo LED na iluminação pública e a apresentação da Fazenda Solar Nikola Tesla.

“O povo criciumense é um povo empreendedor, que fincou no solo dessa cidade suas raízes e elevou Criciúma a polo de desenvolvimento. A nova marca é um presente do governo municipal para a cidade, que celebra as conquistas do passado, e projeta o futuro com otimismo, pensando em inovação, crescimento sustentável, energia renovável e qualidade de vida. A aquisição dos carros elétricos e a construção da Fazenda Solar Nikola Tesla são investimentos importantes nesse segmento”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Visando economia e sustentabilidade, 110 carros a combustão da frota da Prefeitura de Criciúma serão substituídos pelos modelos 100% elétricos da JAC. Para isso, o município recebeu 75 carregadores, que serão instalados em prédios públicos em diversas regiões da cidade.

Segundo o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, este é um projeto ambicioso e inédito para o futuro de Criciúma. “A iniciativa coloca o município no caminho para se tornar uma cidade inteligente. Quando falamos em cidades inteligentes, não nos referimos somente aquelas que usam alta tecnologia. Mas, também, que se preocupam com a sustentabilidade, diversificação da economia e com as pessoas”, destacou.

Nicolas Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, ressaltou a realização de estudos técnicos e pesquisas de mercado para garantir uma transição eficiente e inovadora para esse projeto aplicado em Criciúma. “A filosofia trazida pelas novas políticas de ESG não pode ser adotada somente por empresas, mas também, e principalmente, por autoridades públicas, que são diretamente responsáveis pela geração de ações de sustentabilidade. Criciúma fez história. Mas foi apenas a primeira”, afirmou. De acordo com o executivo, a adoção dos 100 veículos elétricos vai gerar uma economia anual de cerca de R$ 750 mil anuais com combustível. “E vai deixar de emitir cerca de 240 toneladas de CO2, o que melhora a saúde da população local”, finalizou. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui