Iniciativas sustentáveis impulsionam indústria catarinense

Florianópolis, 29.06.2023.

Empresas catarinenses mostram que é possível conciliar o crescimento dos negócios com o comprometimento ambiental e responsabilidade social

A adoção de práticas sustentáveis tornou-se um conceito sólido nos negócios, representando o compromisso com o meio ambiente e com todos os envolvidos no crescimento de uma empresa. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no final de 2022, seis em cada dez empresas afirmaram ter uma área ou departamento dedicado ao tema. O número quase dobrou em relação a 2021, quando 34% das indústrias no país afirmaram ter esse cuidado.

A pesquisa também revelou que mais da metade (52%) das indústrias tiveram de comprovar ações ambientalmente sustentáveis na hora de assinarem contratos, contra 40% em 2021. A ANDRITZ e a Diklatex,duas empresas catarinenses, têm se destacado na implementação de iniciativas que visam a sustentabilidade em suas respectivas indústrias, como equipamentos que promovem a economia de recursos naturais, que permitem a peletização de biomassa, capaz de substituir a utilização de combustíveis, e ainda,  o uso de produtos com a ausência de substâncias nocivas nos artigos têxteis, visando a saúde do consumidor e a preservação ambiental.

Localizada na cidade de Pomerode (SC), a ANDRITZ, investe cada vez mais  no desenvolvimento de tecnologias e equipamentos sustentáveis para outros agentes da própria indústria.  No segmento Separation, o desaguador de iodo, C-Press 4010, por exemplo, possui tecnologia de ponta que permite otimizar e reduzir o consumo de água em até 50% e um baixo consumo de energia em comparação com outras tecnologias de desaguamento, em mineradoras . Já os filtros prensa produzidos pela empresa permitem que seja realizado um manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minério, não sendo necessária a utilização de barragens.

No segmento Feed and Biofuel, a empresa atua no desenvolvimento  de equipamentos para produzir pellets de biomassa. A utilização do material representa uma importante alternativa sustentável, pois oferece redução de emissões de carbono, se comparada aos combustíveis fósseis. O gerente de vendas da ANDRITZ, Eduardo Soffioni, explica que esses equipamentos trazem resultados significativos. “A quantidade de combustível com emissões neutras de CO2 produzido com máquinas da ANDRITZ substitui quase cinco milhões de toneladas de petróleo por ano.  Nós temos a capacidade de entregar soluções completas para a conversão de subprodutos agrícolas e florestais em pellets de combustível densos e uniformes para geração de energia e calor em qualquer escala de produção, e ainda fomentar a calefação de residências particulares com a utilização dos pellets como fonte de energia”, afirmou Soffioni. Entre muitos outros processos produtivos, a peletização pode elevar ainda mais o valor e aplicabilidade destes produtos. 

Já a Diklatex, empresa têxtil catarinense, com sede em Joinville e Brusque, tem se destacado por soluções têxteis técnicas, tecnológicas e sustentáveis. Recentemente, a empresa obteve a certificação OEKO-TEX® Standart 100, que garante a ausência de substâncias nocivas nos produtos têxteis, visando a saúde do consumidor e a preservação ambiental. Essa certificação é concedida pelo CITEVE, instituto de reconhecimento internacional sediado em Portugal.

Além disso, a Diklatex possui a certificação RCS 2.0 da Textile Exchange, que garante o uso de materiais reciclados de origem creditada em seus processos produtivos. Essa certificação analisa toda a cadeia de produção, garantindo que os materiais reciclados sejam provenientes de locais que não prejudiquem o meio ambiente ou a classe trabalhadora.

Com esses selos, a Diklatex contempla cerca de 30% de sua produção total com fibras recicladas, fibras biodegradáveis e processos sustentáveis. A empresa também participa do programa ZDHC, que analisa as águas residuais de sua Estação de Tratamento de Efluentes, garantindo que os limites globais permitidos para o descarte sejam respeitados.

“A sustentabilidade é a base de nosso processo de inovação e de nossa estratégia de crescimento. Desde a redução e o cuidado com o descarte de resíduos até os fios reciclados e biodegradáveis, nos destacamos como uma das principais empresas do setor têxtil brasileiro na promoção da economia circular”, destaca André Jativa, diretor executivo da Diklatex.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui