Fenatrufa vai até 3 de outubro

Florianópolis, 22.09.2021

Mais duas semanas. Os turistas que forem para a Serra Catarinense poderão se deliciar com o 5º Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que vai até 3 de outubro. Pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, peixe de água doce e rico em ômega3, podem ser encontrados nos 14 estabelecimentos – restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, além de pousadas e vinícolas – das cidades de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul, que participam da edição deste ano do Festival.

Além do atrativo gastronômico, as condições naturais, geográficas e culturais fazem da Serra um dos principais destinos turísticos do Sul do país. A hospitalidade dos moradores e a qualidade dos vinhos de altitude são atrações da região, além das pousadas, muitas delas nos cânions, próximas das cascatas, com passeios a cavalo e com contato direto com a natureza. 

Não por acaso, as três cidades do evento oferecem serviços de alta qualidade, com hospedagem, alimentação, agenciamento de transportes e espaços para compras. Elas estão localizadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma – o acesso é outra atração, pela beleza das estradas nas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco. Por isso, a região tem recebido tantos turistas, aquecendo a economia local.

Foi neste cenário que a truta, bem adaptado a regiões montanhosas, ganhou status de produto nobre. Depois de Minas Gerais, Santa Catarina é o Estado que mais produz truta. A produção local cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra), que reúne mais de 70 associados. O Sebrae/SC é, novamente, correalizador do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici. As seguintes empresas são as patrocinadoras: Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia e Urupema Vinhos De Altitude.

A presidente da Pouserra, Elisa de Liz, reforça a importância do evento para a Serra Catarinense. “A Fenatruta surgiu para prestigiar a qualidade da gastronomia local e regional e também para diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação. Criamos o Festival em 2016 com a missão de promover a região e envolver os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo. O festival contribui muito para o crescimento da região serrana”. 

Por conta do grave pico de infectados pelo novo coronavírus no ano passado, o evento foi suspenso, mas este ano, com as vacinas sendo aplicadas e os números de casos reduzindo, o Festival foi retomado e segue todos os protocolos de segurança.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui