Fábrica da Portobello nos EUA representa competência da indústria de SC, diz FIESC

16.10.2023.

Companhia catarinense do setor cerâmico inaugurou unidade nos Estados Unidos. Aporte foi de US$ 186,7 milhões. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, participou da solenidade, no estado do Tennessee, e destacou que o investimento é inspiração para que mais indústrias catarinenses sigam esses passos

O Portobello Grupo inaugurou oficialmente a sua fábrica nos Estados Unidos. Localizada no estado do Tennessee, a unidade produtiva da Portobello America tem 90 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial de produção de 3,6 milhões de metros quadrados de porcelanato por ano. “O investimento da Portobello nos Estados Unidos confirma a qualidade e a competência da indústria catarinense e amplia a atuação internacional da empresa”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que participou da solenidade. “É impressionante e ousado o que estamos vendo aqui e motivo de inspiração para que outras empresas catarinenses sigam esses passos e conquistem mercados grandes, como o norte- americano”, completou.

O mercado dos Estados Unidos é extremamente exigente, competitivo e valoriza produtos locais de valor agregado. “Então, a instalação da fábrica no país permite entender e atender melhor o consumidor americano”, diz Aguiar, ressaltando que a localização da unidade no Tennessee é estratégica do ponto de vista logístico, ao lado de uma rodovia duplicada. “A Portobello representa a essência da indústria catarinense: nasceu no estado, cresceu com estratégias de mercado inovadoras, competência e muito trabalho; e agora dá um passo ousado que consolida seu processo de internacionalização. É motivo de orgulho para Santa Catarina”, finaliza.

Em atividade desde 21 de julho, a fábrica, que tem 990 metros de comprimento, recebeu investimentos de US$ 186,7 milhões (R$ 910 milhões) e teve uma das três linhas de produção ativada, com a criação de 200 empregos diretos. A previsão é que a unidade  opere com capacidade total em 2024, gerando faturamento estimado em R$ 750 milhões por ano.

“O mercado de cerâmica nos Estados Unidos é um dos maiores e mais atrativos do mundo e é fundamental para nossa estratégia de expansão internacional. Esse é um momento marcante para a história do Grupo que, desde 1991, tem atuação, ainda somente com distribuição, no território norte-americano. Com a Portobello America,  passamos a contar com três unidades produtivas: duas no Brasil e uma no exterior”,  ressalta Cesar Gomes Junior, Chairman do Portobello Grupo.

_____________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui