Exposição e lançamento de livro agitam Villa Francioni

20.09.2023.

Foto divulgação VF

No dia 30 de setembro, às 15h, a Galeria de Arte da Villa Francioni terá um evento intenso que mistura arte e literatura em um só ambiente: a inauguração da exposição de tapeçarias artísticas do Coletivo As Catarinas intitulada “Eu & Você & Elas/Eles”; e o lançamento em São Joaquim do livro “Mais Aprendi que Ensinei”, do jornalista e escritor Paulo Scarduelli. Na sequência, o autor realizará uma roda de conversa sobre a mensagem humanista do livro – a paternidade solo – com a psicóloga Raquel Santos.

A obra, que está na terceira tiragem e com cerca de 2 mil exemplares vendidos, relata a comovente história de amor e desafios do pai Paulo com seus três filhos (Sara, Davi e Catarina), que vivem com ele desde 2010. “As pessoas se identificaram, elas conseguiram enxergar que os meus desafios eram enfrentados também por elas, independentemente de como a família de cada um é composta”, conta o autor que começou a compartilhar suas experiências nas redes sociais e o engajamento o levou a narrar, na obra, as aventuras e as descobertas do pai para cuidar sozinho de três filhos pequenos.

A EXPOSIÇÃO

Uma diversificada coleção de tapeçarias é o conteúdo da exposição “Eu & Você & Elas/Eles”, do Coletivo As Catarinas, com a curadoria da professora, mestre em Teoria e História da Arte e tapeceira Elke Hulse. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 27 de novembro, diariamente das 10 horas até 17 horas. 

Constituída de 19 expositores, a mostra parte do pressuposto que o Eu são as Catarinas que escolheram imagens de rostos e neles definiram as técnicas que melhor se adaptavam para resolução dos mesmos, formando a série dos retratos. Esse fazer no tear reúne o conhecimento técnico, escolha de materiais para confecção da trama e histórias pessoais vinculadas ou não aos retratados. Já o “Você” do título, é o espectador que interage visualmente com os rostos e, possivelmente, cria novas conexões. O Elas/Eles são os retratados, cujas imagens contam histórias de diferentes culturas enaltecendo as individualidades.  

O gestor da Galeria de Artes da VF e responsável pela vinda desta exposição a São Joaquim, Edson Machado, ressalta a ampla possibilidade dos fios coloridos artesanalmente, a simetria das tramas e o correto exercício de anatomia e jogos de luz e sombra nas figuras retratadas. “A tapeçaria é uma arte muito antiga, rica culturalmente, e as artistas que participam desta exposição trazem novos componentes e encantamento para o público visitante”, avalia Machado.

____________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui