Evento internacional sobre aquicultura marinha

Florianópolis, 14.05.2021

Evento norteará construção de políticas públicas que atendam aos segmentos de piscicultura marinha, macroalgas e moluscos bivalves

O Sebrae/SC, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e com apoio institucional do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, realiza o I Workshop Internacional Ordenamento da Aquicultura Marinha – Peixes, Macroalgas  e Moluscos Bivalves. O evento, totalmente online e gratuito, acontece entre os dias 18 e 19 de maio, com transmissão ao vivo no canal do Sebrae Nacional no Youtube. 

O objetivo do evento é levantar subsídios com atores da cadeia produtiva da aquicultura marinha (piscicultura, produção de algas e malacocultura), para a realização de planejamento do ordenamento da atividade aquícola no Brasil. O workshop norteará o MAPA na construção de políticas públicas que atendam aos três segmentos da aquicultura abordados no evento, a piscicultura marinha (cultivo de peixes marinhos), macroalgas (algas verdes, pardas e vermelhas) e moluscos bivalves (ostras, mexilhões e vieiras). 

O evento é destinado às universidades, estudantes, professores, produtores e aquicultores de todo o Brasil, e contará com participação de palestrantes especialistas na área e mesas de debate, intermediadas por consultores do Sebrae.

A abertura oficial do evento será realizada pelo Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca SAP/MAPA, Jorge Seif Junior; pela Coordenadora de Licenciamento Ambiental de Portos e Estruturas Marítimas do IBAMA, Roberta Mota Cavalcanti De Albuquerque Cox; pelo Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e pelo Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Haverá um chat aberto para uma rodada de perguntas e respostas durante a realização do evento. A interação será feita por servidores do MAPA, que selecionarão as perguntas. 

Santa Catarina busca adquirir selo de Indicação Geográfica para ostras produzidas em Florianópolis

Santa Catarina é destaque na produção de ostras, e cerca de 90% de todo o cultivo no Brasil está concentrado na região da Grande Florianópolis. O Sebrae/SC, em parceria com a prefeitura de Florianópolis, busca adquirir o reconhecimento de Indicação Geográfica para as ostras produzidas na Grande Florianópolis.

O selo de Indicação Geográfica reconhece locais que se destacam pela qualidade de um produto. “A conquista de Indicação Geográfica para a produção de ostras em Florianópolis colabora para atestar um padrão de qualidade ao produto, além de fortalecer a cadeia produtiva e o desenvolvimento econômico e social. Com o selo, é possível garantir um reconhecimento internacional ao produto”, afirma o Gestor dos projetos de agro do Sebrae, Alan Claumann. 

A iniciativa também foi motivada por uma pesquisa que aponta que para 36,3% da população as ostras são as maiores responsáveis pela geração de riqueza na região, atrás apenas do turismo e das belezas naturais, apontados por 43% dos entrevistados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui