Etapa Regional Sul da 5ª CNCTI mobiliza sociedade civil e setores de CT&I

24.04.2024.

Curitiba sediará a etapa regional Sul da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de abril, e contará com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior. O maior encontro da área de  CT&I acontecerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, e parte das atividades serão transmitidas em tempo real pelo canais da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)  no Youtube.

O encontro é gratuito e reunirá a comunidade científica, a sociedade civil, gestores e técnicos governamentais e agentes produtivos empresariais para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Sul para os próximos 10 anos. As inscrições podem ser realizadas pelo seti.pr.gov.br. As propostas serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

“A conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. Esta é a grande oportunidade de análise de programas, planos e os resultados dessa implementação nos últimos sete anos. Depois desta análise, poderemos propor  recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o Governo e a sociedade”, afirma a ministra Luciana Santos. 

A 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação já realizou mais de 200 reuniões preparatórias, sendo 14 municipais, 27 estaduais, além do Distrito Federal, 18 temáticas e 157 livres. Também já ocorreram duas regionais (Sudeste e Norte).

Painéis

O primeiro dia da conferência regional será composto por três painéis que abordarão temas como a ciência, tecnologia e inovação e o amparo à pesquisa na Região Sul e os resultados das conferências estaduais de CTI do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No segundo dia, as propostas elencadas nas conferências estaduais serão discutidas em cinco grupos de trabalho: reindustrialização e apoio à inovação empresarial; programas e projetos estratégicos; desenvolvimento social; popularização da ciência; e expansão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destaca a importância da ampla participação nas conferências. “Fizemos questão de pensar um evento com o máximo de representação e participação nos debates, a fim de elencarmos proposições para a conferência nacional, contribuindo para a estratégia de ciência, tecnologia e inovação brasileira, incluindo o financiamento da pesquisa em áreas prioritárias e a popularização da ciência, que é um grande desafio nacional”, afirma o gestor.

Confira a programação completa em https://www.uvpr.pr.gov.br/ccti/regional/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui