ENGIE anuncia projetos vencedores da 3ª edição do Edital de Educação

29.12.2023.

SC tem três contemplados. Projetos receberão R$ 10 mil para impulsionar suas atividades

A ENGIE Brasil Energia acaba de anunciar os vencedores da 3ª edição do Edital de Educação, cujo propósito é reunir projetos que beneficiam crianças e adolescentes do Ensino Médio, Fundamental I e II das redes pública e privada. Foram contempladas 35 iniciativas, de 12 estados do país.

A edição deste ano focou, principalmente, em projetos que apoiam a saúde mental e auxiliam os jovens na construção de seu futuro, uma preocupação identificada pela ENGIE nos diálogos promovidos no entorno das suas operações em mais de 10 estados do Brasil. Ao todo, a Companhia recebeu 229 inscrições de iniciativas educativas, batendo o recorde das edições anteriores.

Em Santa Catarina, foram três projetos contemplados: “Inclusão digital na escola: acesse essa ideia”, da Escola André Rebouças, de Campos Novos, na categoria Formação e inserção profissional; e “Cuidar de si e dos outros”, aplicativo desenvolvido por Carlos Fries, de Ipira, e “Inteligência emocional no contexto educativo e social”, da Associação de Pais e Professores da Escola Municipal de Educação Básica Professora Amélia Poletto Hepp, de Piratuba, ambos na categoria Saúde mental e/ou inteligência emocional.

Cada projeto contemplado recebe R$ 10 mil para impulsionar suas atividades. Para a escolha dos vencedores, foram analisados critérios como desenvolvimento de habilidades e cuidado com o bem-estar psicológico dos adolescentes.

“Estamos muito felizes em anunciar mais uma rodada de vencedores do Edital de Educação. Um dos focos desse programa é apoiar os educadores, profissionais que se empenham, diariamente, na construção de um futuro melhor para os jovens. Acreditamos que é por meio da educação que conseguiremos transformar a realidade da sociedade brasileira”, reforça Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.

Somados os três editais, a ENGIE Brasil Energia prevê impacto para mais de 30 mil crianças e adolescentes. Para a realização desta edição, a Companhia contou ainda com a parceria da empresa de energia Voltalia, por meio do Parcerias do Bem, programa desenvolvido pela ENGIE desde 2021, cujo propósito é reunir empresas com propósitos semelhantes para multiplicar o alcance das iniciativas de Responsabilidade Social e promover o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam.

A lista completa dos vencedores desta edição pode ser acessada em https://prosas.com.br/editais/14081-3o-edital-de-educacao

Catarinenses já contemplados em outras edições comemoram bons resultados

Em edições anteriores, uma das ações já beneficiadas em Santa Catarina foi o projeto Robótica Educacional e Meio Ambiente, do Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, de São José, que envolveu cerca de 500 crianças da Grande Florianópolis. “O objetivo do projeto foi unir sustentabilidade, tecnologia e educação possibilitando aos alunos da rede pública municipal pudessem, a partir do curso de robótica, propor soluções para problemáticas ambientais por meio da construção de robôs protótipos”, explica o professor André Colla.

Outra iniciativa local foi o projeto Escritor para o Futuro, desenvolvido pela NeoEdu, em Florianópolis. “Nosso objetivo é fomentar o gosto pela escrita e pela leitura, além de desenvolver a criatividade e proporcionar prazer e emoções ao contar uma história. O projeto incentiva alunos de escolas públicas a dar seus primeiros passos na escrita de um livro. Cada aluno participante recebe uma cópia do livrinho que escreveu em conjunto com os colegas”, explica o coordenador pedagógico da NeoEdu, André Cotta.

O projeto contemplado envolveu a Secretaria de Estado da Educação, que deu seu aval para a execução da iniciativa com as turmas de alfabetização na Escola de Educação Básica Porto do Rio Tavares. Os livros retrataram, em fotos, a história do Boi de Mamão, uma manifestação folclórica típica de Santa Catarina. “Os estímulos pela escrita e pela leitura devem começar desde cedo e graças ao apoio da Engie, os alunos dos ciclos de alfabetização da EEB Porto do Rio Tavares tiveram a oportunidade de contar uma história, formando, assim, novos escritores infantis”, acrescenta André Cotta.

O Instituto José Paschoal Baggio, organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, com sede em Lages, também já foi contemplado. O projeto Lendo e Relendo impactou 60 estudantes por meio de ações com ênfase na promoção da oratória como habilidade para fortalecer a confiança e a comunicação eficaz. “O projeto visa promover a inclusão social no mercado de trabalho, proporcionando oportunidades e capacitação para estudantes pertencentes a grupos minoritários. A ENGIE fez toda a diferença, a execução do projeto só foi possível pelo apoio financeiro da companhia”, destaca a gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, Edite Moraes.

__________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui