Em SC, consumo das famílias estimula geração de empregos em setembro

31.10.2023.

Setor de embalagens foi um dos destaques em setembro na geração de vagas (foto: Filipe Scotti)

Santa Catarina registrou a abertura de 12 mil vagas formais de trabalho na economia em setembro. O setor de serviços apresentou a maior contribuição, com 7,1 mil empregos, enquanto a indústria gerou 1,4 mil vagas. De acordo com análise do Observatório FIESC, a continuidade do processo de desinflação, com a queda nos preços de alimentos e o reajuste do salário mínimo real vêm sustentando o consumo das famílias e o ritmo de geração de empregos no estado.

Na indústria, esse cenário teve reflexo na fabricação de produtos químicos e plásticos, que registrou a maior expansão de vagas no mês. O aumento da demanda das famílias por produtos de higiene e beleza e artefatos em material plástico, por exemplo, além do fornecimento de embalagens para setor alimentício, estimulou a geração de 538 vagas no setor. Já a fabricação de alimentos ocupou a segunda posição em setembro, com 522 empregos, principalmente nas indústrias de produtos panificados, laticínios e pratos prontos. 

“Outro destaque na análise mensal foi a atividade de obras de montagem industrial, estimulada pela ampliação no parque fabril, que também impactou positivamente o setor de produtos de metal, em especial na fabricação de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Além disso, a retomada da produção no setor moveleiro gerou seu terceiro saldo positivo de vagas consecutivo no mês, com abertura de 135 vagas.  As indústrias de têxtil, confecção, couro e calçados e metalmecânica e metalurgia, também registraram abertura de empregos no estado.

_______________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui