A Duas Rodas, indústria catarinense produtora de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, acaba de adquirir 100% da tropextrakt GmbH, sediada em Frankfurt, na Alemanha. A transação, cujo valor não foi divulgado, é parte de um novo ciclo de crescimento da Duas Rodas, companhia sediada em Jaraguá do Sul que está prestes a completar 100 anos.
A tropextrakt importa e distribui extratos botânicos e diversos insumos naturais de frutas tropicais, como purês e sucos concentrados, para cerca de 1.000 clientes. A empresa alemã mantém ainda um laboratório de testes, que será transformado em um centro de inovação e tecnologia. Segundo a Duas Rodas, o objetivo é ampliar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos voltados à indústria de suplementos e alimentos funcionais.
A aquisição da tropextrakt será fundamental para que a Duas Rodas continue a ampliar suas exportações. O mercado internacional representa, em média, 18% das receitas totais da empresa e deve chegar a 25% nos próximos quatro anos sem novas aquisições, ou a 45%, com novas compras.
“O mercado europeu de extratos botânicos e outros ingredientes para a produção de nutracêuticos é um dos mais sofisticados do mundo”, afirma Rosemeri Francener, diretora de negócios internacionais da Duas Rodas. “A partir de agora, estaremos mais próximos dos clientes locais para desenvolver em parceria produtos cada vez mais inovadores, saudáveis e sustentáveis.”
A tropextrakt é a quinta aquisição da Duas Rodas e a quarta realizada fora do Brasil. A empresa tem, atualmente, unidades de negócios nos Estados Unidos, Chile, Colômbia, México e China e exporta para mais de 40 países. A empresa catarinense oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas mais de 3 mil itens voltados à formulação de diversos gêneros alimentícios.
Aposta em inovação
Nos últimos cinco anos, a Duas Rodas registrou um crescimento anual médio de 16% no faturamento consolidado. No ano passado, seu capex (investimentos em bens de capital) em tecnologia foi de R$ 23 milhões. Em 2022, cerca de 23% das receitas da empresa foram originadas por novos produtos.
“Utilizamos inteligência de mercado e uma estrutura de inovação colaborativa, com envolvimento de clientes, consumidores, técnicos especializados e parcerias com universidades brasileiras e internacionais, para identificar necessidades de consumo e antecipar tendências do mercado”, afirma Leonardo Fausto Zipf, presidente do Grupo Duas Rodas.
Com informações da Duas Rodas e Fiesc.