Conhecimento e inovação investidos na expansão do agro catarinense

Florianópolis, 13.02.2023.

Segunda turma de técnicos em agronegócio formada em Campos Novos (Foto: MB Comunicação).

É em uma propriedade rural localizada na Linha Gaúcha, interior do município de Ibiam, no meio-oeste de Santa Catarina, que a jovem Sheila Possera da Silva, de 24 anos, vive com a família. E foi nesta terra que ela viu uma oportunidade de futuro. Filha de produtores rurais, Sheila cresceu aprendendo a amar o campo. 

Com base nesse amor, resolveu investir na bovinocultura de leite e para gerir a propriedade de maneira eficiente se inscreveu no Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). 

Após dois anos de dedicação aos estudos, Sheila e outros 17 colegas se formaram técnicos em agronegócio no polo de Campos Novos. A solenidade ocorreu na última sexta-feira (10), na sede da Associação Atlética Copercampos, e reuniu familiares e amigos para comemorar a conquista do tão esperado diploma. 

“Pretendo continuar atuando na agricultura com a minha família e, talvez, no futuro prestar assistência técnica e consultoria em outras propriedades para levar conhecimento às pessoas”, afirma Sheila. Segundo ela, o objetivo é qualificar, cada vez mais, a produção leiteira na propriedade. Tenho amor pela pecuária de leite. Hoje estamos com 14 animais em lactação e produzimos entre 4 mil e 5 mil litros de leite por mês. A intenção é melhorar cada vez mais”, acrescentou.

O Curso Técnico em Agronegócio contou com a parceria do Sindicato Rural de Campos Novos, foi totalmente gratuito aos alunos e é reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Os profissionais receberam diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

DE VOLTA AO CAMPO

Jean Paulo Rigel, de 23 anos, saiu da casa dos pais, localizada na Linha Sul, no município de Ouro, para estudar e trabalhar na cidade. Atualmente trabalha como analista contábil em uma concessionária de veículos. Porém, com o objetivo de voltar para o meio rural e dar continuidade ao trabalho que a família realiza com a avicultura de integração, realizou o Curso Técnico em Agronegócio. 

“Optei em fazer o curso pela questão do aprendizado e para ter novas ideias. Foram temáticas acessíveis e que me encheram de novas ideias para investimentos futuros. Atualmente minha família conta com 300 metros de aviário, mas futuramente quero voltar à propriedade e investir em tecnologias e inovações. Além disso, pretendo prestar assistência técnica para outras propriedades”, salientou. 

O jovem Julio André da Silva, de 23 anos, também saiu de casa para estudar e trabalhar, mas viu que a atividade no meio rural é o seu futuro. Julio já é formado em Administração e atua em uma instituição financeira no setor do agronegócio, mas o principal foco é auxiliar a família na bovinocultura de corte. 

A propriedade, localizada na linha Engenho Novo, no interior de Capinzal, atua com cria de gado de corte. A família possuí 180 cabeças de vaca na fase de cria e tem em torno de 160 terneiros nascidos. O foco da propriedade é na cria e venda de bezerros.

“O curso me trouxe muito conhecimento pessoal e profissional. Pretendo tocar o negócio da família com uma visão mais técnica e especializada na área no melhoramento de pastagens, de genética, entre outros”, citou.   

REDUÇÃO DO ÊXODO RURAL

O presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, falou do orgulho e da satisfação com a formatura da segunda turma de técnicos em agronegócio no município. “Estamos entregando a um mercado cada vez mais exigente profissionais extremamente qualificados e preparados para atender as demandas do setor. O Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural estão fazendo seu papel de formar e capacitar esses técnicos”, observou. 

Ele enfatizou que o agronegócio é a mola propulsora do país e tem grande importância e impacto na economia de Campos Novos. “Esses jovens estão de parabéns porque cada vez que buscam conhecimento estão agregando às propriedades, diminuindo cada vez mais o êxodo rural e mostrando que o agronegócio é forte e vale a pena investir nele”. 

O prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, ressaltou a alegria da Administração Municipal em formar novos técnicos em agronegócio em uma parceria de sucesso com o Sindicato Rural e o Sistema Faesc/Senar-SC. 

“É uma oportunidade de fortalecer não somente o agronegócio, mas as famílias rurais que permanecem no meio rural com base em conhecimento, tecnologia e todas as informações que o curso oferece. Isso faz com que as pequenas propriedades se desenvolvam. Quando você capacita e potencializa, mostra, através do conhecimento, que é importante o pequeno agricultor gerar movimento econômico, mas ter conhecimento técnico como base”, reforçou. 

O presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Ramos de Almeida, lembrou que o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC plantou uma semente em Campos Novos quando levou o Curso Técnico em Agronegócio para o município. “Hoje essas sementes estão dando frutos com profissionais preparados para atuar no meio rural. Agradecemos ao presidente por acreditar em nosso município e nos presentear com esse curso”. 

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, quando surgiu a oportunidade de trazer os cursos técnicos em agronegócio para Santa Catarina, o Sistema buscou disponibilizá-lo em municípios que precisavam de novas atividades econômicas. Atualmente já são 16 polos espalhados pelo estado e mais de mil técnicos formados. 

Nossa alegria é oferecer conhecimento de qualidade aos produtores e filhos de produtores rurais. Sempre que abre uma nova turma destacamos que as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor justamente com o intuito de fortalecer cada vez mais o agro, que é tão importante para Santa Catarina e para o Brasil”, enfatizou.

Pedrozo lembrou aos novos técnicos para que continuem em busca de conhecimento e citou os cursos oferecidos pela Faculdade CNA como uma oportunidade de continuar se aperfeiçoando. 

Também prestigiaram a formatura a coordenadora da formação técnica do Senar/SC Kátia Zanela, o supervisor Regional do Senar/SC no meio-oeste, Jeam Palavro, outras lideranças locais, professores e profissionais envolvidos no curso.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui