Cerimônia Nacional reúne seis estados para a entrega da Bandeira Azul

30.10.2023.

Balneário Camboriú recebeu representantes de 31 praias e 11 marinas que foram certificadas com o prêmio que destaca a qualidade ambiental e o turismo sustentável

O Instituto Ambientes em Rede (IAR) realizou a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul nas dependências da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). O evento celebrou e reconheceu a qualidade ambiental e o compromisso com o turismo sustentável das áreas certificadas. Neste ano, 42 locais foram agraciados, sendo 31 praias e 11 marinas. Esses locais passaram por rigorosas avaliações conduzidas por um Júri Nacional e Internacional, resultando em sua aprovação para a temporada 2023/2024

Destaque em educação ambiental

Na mesma cerimônia, o município de Bombinhas conquistou o prêmio de Destaque em Educação Ambiental, reconhecimento atribuído pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul pelo conjunto de atividades realizadas ao longo da temporada 2022/2023 nas praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Outros destaques notáveis incluíram a praia do Tombo, no Guarujá (SP), que foi agraciada pelo “Programa Caminhos da Mata”, e a praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL), premiada pelo vídeo abordando o tema da poluição. Na categoria de marinas, a Marina Kauai, localizada em Ubatuba (SP), recebeu dois troféus, um em reconhecimento às suas diversas iniciativas e outro em virtude do projeto “Onda Sustentável: Multiplicando o Conhecimento”.

Além disso, o município de Governador Celso Ramos foi distinguido pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul com o terceiro lugar do hemisfério sul na categoria de “Boas Práticas” por sua iniciativa notável de tornar a Praia Grande acessível, proporcionando a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, permitindo que desfrutem do mar com o auxílio de cadeiras adaptadas, apoiadas pelo corpo de guarda-vidas. 

Na cerimônia também foram anunciados dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério de Meio Ambiente. Gestores e representantes das praias e marinas certificadas na temporada também se fizeram presentes para compartilhar sua dedicação ao turismo sustentável e à proteção do ambiente marinho. 

As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela FEE – Foundation for Environmental Education, fundação internacional responsável pela promoção do programa. Os critérios têm como foco a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O hasteamento da bandeira azul acontece a partir do dia 01 de novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

_______________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui