Abertura do 12º SBSBL projeta o futuro setor leiteiro no Brasil

09.11.2023.

Economista e Pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo do Carmo Martins conduziu a palestra de abertura do 12º SBSBL. (Foto: MB Comunicação)

O futuro do leite no Brasil foi o tema da palestra de abertura do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) que aconteceu na noite desta terça-feira (7), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). O economista e pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo do Carmo Martins, finalizou a programação do primeiro dia de evento que segue até quinta-feira (9).

Apresentando estatísticas do momento atual e prospecções do mercado, o palestrante expôs as 13 tendências do setor leiteiro frente à maior crise já enfrentada no país. A primeira, e principal, foi a afirmação de que “o consumo de proteína animal crescerá no Brasil e no mundo”.

Dr. Paulo apresentou dados de pesquisas que indicam que o consumo do leite per capita por ano no Brasil cresceu quase 37 litros em 23 anos, passando de 133 litros/habitantes/ano em 1996 para 169,8 litros/habitantes/ano em 2019. “O registro de aumento de quase 37 litros durante esses anos foi uma grande marca para o setor. Esse dado também indica que o brasileiro permanece aumentando o consumo de leite, ampliando a perspectiva do mercado de que o país tem potencial de avançar ainda mais e atingir o padrão de consumo desempenhado por países desenvolvidos”, explanou.

Demais tendências salientadas pelo especialista indicam mudanças no perfil do produtor, maior concentração de animais por propriedade, margens estreitas e oscilantes no mercado, especialização regional da produção, oficialização da era da mudança e do mundo ESG (Ambiental, Social e Governança), entre outras prospecções.

O pesquisador finalizou a palestra destacando os próximos passos do setor leiteiro. “Para o produtor vemos que existem dois caminhos possíveis, aumentar a produção e/ou aumentar o valor do seu produto. Já as indústrias e entidades necessitam assumir a agenda ESG, praticar a inovação aberta e assumir o mundo das startups. E o primeiro passo está aqui, na porta desse evento, com startups apresentando as suas soluções e inovações”, concluiu Dr. Paulo.

________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui