A potência das Gerações Z e Alpha: apps desenvolvidos por jovens buscam solucionar problemas globais

18.03.2024.

Projeto sem fins lucrativos “Technovation Girls”  promove educação tecnológica para alunas de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares da Grande Florianópolis 

As mulheres ocupam apenas 23,6% da força de trabalho na área de tecnologia, em comparação aos homens, que são 76,4%,  como aponta pesquisa realizada pela Catho. Diante desse cenário, o projeto Technovation Girls Florianópolis tem se destacado como um catalisador na capacitação de jovens mulheres, preparando-as para liderar iniciativas inovadoras e contribuir para a resolução de problemas globais por meio da tecnologia.

À frente do comitê de comunicação e marketing do Technovation Girls Florianópolis, Fernanda Lima ressalta a importância de influenciar as meninas das gerações Z e Alpha para o mercado tecnológico. Ela enfatiza: “Influenciar jovens mulheres não é apenas uma aspiração, é uma necessidade urgente para equilibrar a representatividade e impulsionar a inovação. Estamos construindo não apenas o futuro da tecnologia, mas também o futuro de uma sociedade mais equitativa. Nossa missão vai além da programação, design e empreendedorismo. Estamos capacitando jovens líderes que enxergam na tecnologia uma aliada para construir um mundo mais sustentável e inclusivo, além de estarmos empoderando elas para suas próprias vidas pessoais e profissionais.”

No Technovation Girls as participantes desenvolvem aplicativos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na temporada de 2023, os aplicativos construídos mostraram como a tecnologia pode ser uma ferramenta para abordar desafios globais.

Rainstorm (categoria Junior): aplicativo auxilia animais afetados por mudanças climáticas

Gabriela Santana tinha 15 anos quando participou do Technovation Girls, ela fez parte do time que desenvolveu o aplicativo “Rainstorm”. “Construímos o aplicativo para prevenir e ajudar as pessoas que correm risco de vida e de perder seus bens materiais por consequência de enchentes e alagamentos. Assim, conseguindo atender as necessidades do usuário com os alertas personalizados e estatísticas em mãos, podendo salvar localizações diversas, utilizando também a inteligência artificial, criando um chatbot para auxiliar os usuários”, afirmou.

Segundo Gabriela,  a ideia surgiu a partir de uma série de problemas que estavam ocorrendo no ano de 2023 em Santa Catarina. “Enormes enchentes e alagamentos marcaram este ano, e tivemos a ideia de criar o Rainstorm para alertar e auxiliar a população”, explicou a jovem.

Neste ano, Gabriela participará novamente do Technovation Girls, Neste ano, Gabriela participará novamente do Technovation Girls, “eu e meu time pensamos em criar um aplicativo com a ação contra a mudança global do clima – a ideia é que o aplicativo calcule a emissão de CO2 e forneça dicas para redução das emissões de carbono e para um estilo de vida sustentável, afirmou, afirmou.

Blue Family (categoria sênior): projeto oferece apoio à saúde mental de pais com crianças autistas

“O Blue Family surgiu do que a gente vivia no nosso dia a dia, uma das atividades do projeto incentiva que as meninas conversem entre si e descubram comunidades da qual fazem parte. Quando conversei com a Júlia, minha colega de equipe, descobrimos que as duas conviviam com autismo diariamente (ela tem uma irmã autista e eu tenho um primo) então começamos a explorar a dificuldade do dia a dia. A partir daí, decidimos abordar o tema saúde mental para pais e cuidadores de pessoas autistas, porque víamos o quanto isso impactava a dinâmica familiar e porque queríamos criar um ambiente seguro na internet, em que pudesse haver uma troca de experiências e de histórias”, contou Ana Valentina Mendonça, de 18 anos.

A jovem diz que pretende continuar atuando na área de tecnologia, pois aprendeu a trabalhar em equipe, fazer o manejamento de projetos e conhecer mais sobre todo esse universo. “Vou fazer vestibular para uma faculdade de Sistemas da Informação, o Tech despertou essa paixão em mim”, disse Ana Valentina.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui