XCMG vai mostrar na Fenatran seu primeiro caminhão médio 100% elétrico, de olho no mercado de limpeza urbana

29.10.2024.

Durante a Fenatran, a empresa apresentará o novo E7-18T, com PBT de 16 toneladas, junto a uma linha completa de caminhões 100% elétricos, com capacidades de 10 a 80 toneladas. Foto: Divulgação

A XCMG anunciou que irá lançar seu primeiro caminhão médio de dois eixos, com propulsão 100% elétrica, na Fenatran, que vai estar aberta entre 4 e 8 de novembro, na São Paulo Expo. São 285 cv cv de potência, 1.100 Nm de torque máximo, 16 toneladas de PBT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-18T, o novo caminhão de dois eixos da XCMG já pode ser vendido a partir do início da feira.

Focado no transporte urbano, o modelo adapta-se perfeitamente à coleta de lixo, por exemplo, com grandes vantagens ambientais. Para se ter uma ideia, conforme entidades de meio ambiente, os caminhões urbanos movidos a diesel são as máquinas com o maior índice de em emissão de CO2 de toda a cadeia automotiva brasileira, incluindo as máquinas agrícolas. Por trafegarem em baixas velocidades por todo o tempo, sempre no “anda e para” que configura essa atividade, esses veículos chegam a emitir 1,2 kg de CO2 por quilômetro rodado. A chegada do E7-18T abre uma alternativa viável e eficiente para eliminar esse contingente gigantesco de poluição das grandes cidades do país.

A XCMG desenvolve ainda outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos, além dos modelos 100% elétricos. Há opções no line-up da empresa que atua com biocombustíveis e hidrogênio. “Vamos expor um desses modelos para avaliar a receptividade do público”, informa Senda.

Sobre a XCMG

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui