Dr. Jorge Forbes, Psicanalista e Médico Psiquiatra, Presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana.

“Ninguém merece ser feliz.”

Esta frase provocativa dá inicio ao artigo assinado pelo psicanalista Jorge Forbes, publicado na Revista Welcome on Board, que eu comecei a ler no Aeroporto de Congonhas enquanto esperava o vôo de volta para Florianópolis, em janeiro de 2009.

O Dr. Jorge Forbes é um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem foi aluno.

Continuei lendo o artigo que, segundo o autor, acaba com as perspectivas daqueles vendedores de métodos de como alcançar felicidade, que perturbam a vida de todo mundo, porque para serem convincentes, ficam buscando lhe demonstrar como você está mal, semelhante a frentista de posto de gasolina para quem seu carro está sempre faltando óleo.

Segue o texto: “A frase não nega a felicidade, mas, sim, o seu merecimento, ou seja, a ideia de que felicidade seja algo que se encontra ao final de um esforço premeditado.”

E continua: “Dois aspectos são aqui relevantes: primeiro é que felicidade não progride, nem se acumula, pois se assim fosse acabaríamos estourando em sua plenitude. Pensar então que hoje somos mais felizes que nossos antepassados é tão falso quanto o contrário, que ontem é que era bom, como insistem os saudosistas.”

“Segundo, a felicidade se dá no acaso, no encontro, na surpresa, daí dizer que ela foge à consciência, que ela é uma magia. O curioso é que para ser feliz, para um momento feliz, pois são sempre momentos e não essências, há que se suportar a sensação de quebra de identidade que fatalmente ocorre. Razão que explica que para alcançar a felicidade é necessária uma boa dose de ousadia e coragem, e não se medir pela expectativa do que esperam de você. Felicidade é suportar o inesperado. Tente.”

No mês de abril daquele ano, o Dr. Forbes foi palestrante de um evento aqui em Florianópolis e gravamos uma entrevista com ele. No primeiro vídeo você confere o que ele falou sobre felicidade e no segundo vídeo o que ele falou sobre Lacan.

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui