Vinhos brasileiros brilham na ProWein Düsseldorf com incremento de negócios e interesse internacional

06.04.2024.

Projeto Setorial Wines of Brazil esteve presente na ProWein Düsseldorf 2024 em estande coletivo com oito vinícolas brasileiras e uma Discovery Table. Crédito da foto: Fernanda Productions, divulgação Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil, mantido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebra uma participação impressionante na ProWein Düsseldorf 2024, de 10 a 12 de março. A estimativa é de que as oito vinícolas brasileiras presentes no estande – Barbara Heliodora, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero, Valduga, Vita Eterna e Salton – tenham fechado USD 681 mil em negócios internacionais, o que representa um incremento de 448% em relação à edição de 2023. Além disso, a projeção de negócios internacionais a serem realizados nos 12 meses seguintes à feira é de USD 1.462.000,00, um acréscimo de 196% em comparação ao ano anterior. O resultado reforça a posição do Brasil como um produtor de vinhos e espumantes de destaque no cenário global.

Durante os três dias, as vinícolas brasileiras atraíram a atenção de compradores internacionais interessados em explorar a diversidade e qualidade dos rótulos nacionais. A participação brasileira foi marcada por um fluxo constante de negócios e novos contatos comerciais. Rafael Romagna, gerente do projeto Wines of Brazil, ressalta que a ProWein Düsseldorf é uma vitrine excepcional para as empresas brasileiras apresentarem seus produtos a compradores de todo o mundo. Romagna observou um grande movimento no espaço do Wines of Brazil, superando as expectativas em comparação aos anos anteriores.

Com foco em negócios B2B, a participação brasileira atraiu particular atenção dos compradores russos, evidenciando o crescente interesse internacional nos rótulos brasileiros. Durante a feira, as oito vinícolas brasileiras realizaram 168 contatos comerciais, dos quais 110 foram novidade em relação a edições anteriores. Outro destaque foi uma Discovery Table, em que foram apresentados produtos de mais seis empresas – Amitié, Buenos Wines, CRS Brands, Lídio Carraro, Mioranza e Tenuta Foppa & Ambrosi. A iniciativa proporcionou aos visitantes uma experiência completa da diversidade e qualidade dos vinhos e espumantes do Brasil.

Como parte das atividades paralelas, o público da feira teve a oportunidade de participar de uma masterclass exclusiva sobre espumante brasileiro no ProWein Forum, ministrada pelo sommelier e wine educator Maurício Roloff. A aula foi um sucesso absoluto, com todas as vagas ocupadas.

“A ProWein foi ótima, com contatos com possíveis novos importadores e de países diferentes dos tradicionais. Tivemos muitos contatos da Rússia, para Prosecco e produtos de baixo valor agregado Diversos compradores foram visitar o estande da vinícola já com seu agendamento, ou seja, foram para nos visitar e provar nossos produtos. Resultado das diversas participações da Garibaldi na feira e nas ações da Apex”, afirma agente de Exportação da Cooperativa Garibaldi, Maria Inês Munari Balsan.

A edição deste ano também marcou a estreia da nova campanha promocional para o vinho brasileiro no mercado internacional, “Enjoy the FRESH side of life”. Com estratégias de impulsionamento, a campanha visa ampliar a divulgação dos produtos brasileiros no mercado externo, destacando sua qualidade, diversidade e autenticidade.

A ProWein Düsseldorf 2024 foi mais uma vez um palco para o sucesso e a excelência dos vinhos e espumantes brasileiros, consolidando a presença do Brasil como um destino de destaque no mapa vinícola global. Conforme Romagna, o apoio do projeto setorial viabiliza a presença das vinícolas nos eventos internacionais, cobrindo todos os custos de execução. Sem esse suporte, a ida das vinícolas seria inviável.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui