Temporada 2020 desafiou alunos com soluções focadas em "cidades inteligentes"; este ano, o tema é atividade física. Foto: Sergio Pedrotti.

 Santa Catarina estreia nesta sexta-feira, 9 de abril, a operação on-line do Torneio SESI de Robótica FLL, que antes era realizado presencialmente e recebia milhares de visitantes. Estudantes, pais, professores e a comunidade poderão acompanhar gratuitamente os dois dias do evento que evidencia os benefícios de implementar o ensino da robótica nos currículos escolares. Conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já vivenciou esta experiência estão entre as atrações do torneio. 

 O ensino da robótica integra o currículo na Escola S há anos e tem contribuído para despertar nos estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e engenharias, como destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “Em nossa rede de ensino, a prospecção de carreira é estimulada desde a educação básica. O estudante tem acesso a uma série de ferramentas e conteúdos multidisciplinares que auxiliam no desenvolvimento profissional com foco em áreas como a matemática, a ciência, a tecnologia e as engenharias”, explica. 

>> Inscreva-se aqui para acompanhar o Torneio SESI de Robótica FLL

Temporada 2020/2021 traz novos desafios

Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

No Desafio do Robô as equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição. Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

_________________________________


 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui