A cooperativa financeira vem expandindo a sua capilaridade para atender à demanda da população.

O Sicoob alcançou a terceira colocação na escala das maiores redes no segmento financeiro, com 3.480 locais para atendimento aos cooperados, segundo o relatório de evolução mensal divulgado pelo Banco Central (BC).

Dentre os cinco primeiros colocados no ranking (além do Sicoob, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú fazem parte dessa lista), o representante do cooperativismo financeiro foi o único a ampliar sua atuação presencial, em 6%, avanço que também se identifica em outras bandeiras do movimento cooperativo nacional. No caso das demais instituições financeiras, houve redução de até 24% com relação aos números de dezembro de 2019.

Tomando como referência um período de cinco anos, o Sicoob viu evoluir sua quantidade de pontos de atendimento em mais de 40%, média de 8% ao ano. Segundo o BC, em dezembro de 2020 havia 18.450 agências bancárias no Brasil.

“Essa reacomodação é natural, observada também fora do Brasil, e está associada à evolução digital e à oportunidades de racionalização estrutural no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude da sua rede há mais tempo e hoje apresentam algum nível de sobreposição. As cooperativas, que também vêm dando forte ênfase ao atendimento remoto, ainda têm um grande espaço geográfico a ser coberto com pontos fixos, inclusive para equilibrar, em alguma medida, a sua presença física com a rede bancária. Ademais, dado o seu modelo societário, não podem impor este ou aquele canal de contato”, explicou Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob. 

_________________________________

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui