
O Sebrae/SC e a Bigin Zoho realizam, entre os dias 12 e 16 de maio, a 8ª edição da Semana da Transformação Digital, a Semana TD, evento online e gratuito. A programação contará com 20 palestras, trazendo as principais tendências em digitalização para impulsionar a competitividade e a inovação das micro e pequenas empresas no Brasil. Entre os temas abordados estão inteligência artificial, automação, e-commerce, marketing digital, uso de dados e segurança cibernética. A programação completa e as inscrições estão no http://sebrae.sc/semanatd
A necessidade de acelerar a digitalização das MPEs é reforçada pela Pesquisa de Maturidade Digital dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae/SC e pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O estudo aponta que a média de maturidade digital das empresas brasileiras é de apenas 35 pontos, em uma escala de 0 a 80, evidenciando o desafio da transformação digital no setor.
“A automação de processos é um dos importantes pilares da transformação digital e é cada vez mais essencial para que micro e pequenas empresas (MPEs) se mantenham competitivas e sustentáveis. Num cenário onde a eficiência e a agilidade são determinantes para o sucesso, pequenos negócios que adotam a transformação digital conseguem não só reduzir custos, mas também melhorar a qualidade do atendimento, escalar operações e responder rapidamente às mudanças do mercado. No entanto, as MPEs que não priorizam essa digitalização enfrentam desafios que podem prejudicar seu crescimento e até levar à sua saída do mercado”, comenta a analista de negócios do Sebrae/SC e gestora do projeto, Aglaes Meirelles.
A expectativa é atrair mais de 30 mil inscritos em todo o Brasil. As palestras serão realizadas em quatro horários fixos ao longo do dia: 11h, 15h, 17h e 19h.
“Atualmente, 99% das empresas brasileiras são de micro e pequeno porte e são responsáveis por 62% dos empregos no país. Nesse contexto, a transformação digital é uma ferramenta poderosa para fortalecer o setor e o Sebrae/SC se compromete a auxiliar esses empresários a adotar práticas inovadoras, contribuindo para o crescimento sustentável e a resiliência dos pequenos negócios”, complementa Aglaes.
______________________________________________