Secretaria da Comunicação de SC tem crescimento histórico na divulgação das ações do Governo do Estado

08.01.2025.

Crédito da foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Arquivo/Secom

A Secretaria de Estado da Comunicação fechou 2024 com muito o que comemorar. O fruto do trabalho da equipe liderada pelo secretário João Paulo Gomes Vieira e pela secretária adjunta, Gabriela Mager, pode ser visto no conteúdo digital das redes sociais, nos conteúdos jornalísticos com alcance em tvs, rádios, portais e jornais de todo o estado, além da divulgação por intermédio de campanhas publicitárias.

Com relação ao conteúdo digital, os números das redes sociais foram positivos. No comparativo acumulado de 2023 e 2024 das redes Instagram, TikTok, Facebook, Youtube, X, Linkedin e Whatsapp o crescimento é evidente. Os seguidores subiram de 840 mil para 1,1 milhão; as curtidas saltaram de 602 mil para 1,09 milhão; os comentários passaram de 25,7 mil para 50,3 mil, os posts chegaram a 4.310 em contrapartida aos 3.964 do período anterior. Além disso, o segmento também cresceu em interações, engajamento e alcance. E em meio a esse crescimento, um recorde: um único post recebeu 306 mil curtidas e 6,6 milhões de visualizações.

Hoje o perfil do Governo de Santa Catarina no whatsapp figura entre os três maiores do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Goiás. Contribuíram para os números positivos as franquias de conteúdo criadas para levar a informação. O Minuto SC, o Mundo SC, o Você Sabia?, a Webserra e o Gov Repórter são alguns dos produtos criados pela equipe.

A Secom também criou um Guia das Redes Sociais para uso das secretarias do governo. Além disso, a pasta fortaleceu os canais de divulgação diretos com jornalistas (600 veículos de comunicação) e radialistas (500 representantes de rádios).

Crédito da foto: Roberto Zacarias/Secom

O conteúdo jornalístico produzido pela Secretaria da Comunicação rompeu as divisas do estado e alcançou os veículos nacionais. O aumento foi de mais de 300% no conteúdo em jornais, revistas, portais e demais veículos de comunicação do Brasil. Para todo esse alcance regional e nacional, os jornalistas da secretaria produziram mais de 10.100 releases (matérias jornalísticas) e cerca de 4.600 sonoras (entrevistas gravadas em áudio e vídeo).

Em outra frente os profissionais da Secom produziram o Programa de Media Training pela primeira vez na história da gestão estadual. O trabalho busca a preparação das assessorias e o treinamento de secretários e chefes de autarquias para entrevistas aos veículos de comunicação.

“Foi um ano de crescimento, fruto de muito trabalho de uma equipe qualificada. A gente busca seguir a determinação do governador Jorginho Mello de dar transparência a todas as ações de governo. E como o governo realiza muito, a Secom trabalha bastante também. Então, o digital se destacou com as redes sociais, com mais de 250% de crescimento em relação a 2023; o conteúdo jornalístico está cada vez mais forte e a nossa divulgação publicitária chega a muito mais pessoas, explica o secretário João Paulo.”

Divulgação

Outro braço da Secom é a Divulgação, que é responsável pela publicidade oficial. A atual gestão já produziu 101 campanhas entre as de publicidade e as do convênio firmado com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (Acaert). 

A divulgação também estreou ações de destaque para promover o turismo catarinense, com o Estação Inverno. Participaram influenciadores do segmento, além de merchandising em programa de televisão em rede nacional e ações nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo e de Florianópolis. E o nome de Santa Catarina também cruzou o oceano e chegou a Lisboa, em Portugal. O Aeroporto da cidade europeia recebeu ação de divulgação sobre as belezas e potenciais catarinenses.

Branding

Designers e editores da Secom também se debruçaram sobre o Manual de Marca do governo, com ajustes e complementações de aplicações da marca necessários à sua visualização. Além disso, o núcleo de criação foi responsável pelo redesign de marcas de órgãos públicos estaduais e pela confecção de marcas e apresentações dos novos programas de governo.

Crédito da foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

“Importante destacar que o branding, ou gestão de marca, é uma área estratégica da comunicação e que se fundamenta em metodologia e ferramentas de gestão para a valorização da marca do governo visando a maior satisfação da sociedade. Todas as pontas de contato do governo com seus cidadãos precisam ser gerenciadas. É a primeira vez que a SECOM tem em sua equipe um núcleo de design com este propósito “, afirma a secretária adjunta, Gabriela Mager, que também explica sobre a implementação do gerenciamento do trabalho da equipe SECOM visando a melhor interação entre as áreas de divulgação, conteúdo jornalístico, conteúdo digital, fotografia, vídeo e design. 

“Estruturamos uma série de fluxos, protocolos de produção e revisão para a comunicação de forma a otimizar o trabalho e garantir a qualidade do que é produzido pelas equipes, que passam a interagir e contribuir melhor entre si. Como resultado, pudemos dar mais visibilidade às informações e ações de governo para a população catarinense”, finalizou a secretária.

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