O projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” ganha cada vez mais destaque em Santa Catarina. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, tem gerado impacto positivo nas instituições de ensino participantes.
Nesta semana, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, receberam a visita do instrutor Gilsonei Duarte, que trouxe produtos colhidos de uma das hortas, além de cartas e pães de batata-doce com açafrão preparados pelas próprias crianças como forma de agradecimento pela oportunidade oferecida.
As verduras e os pães foram enviados pela NEIM Maria Terezinha Sardá da Luz, de Florianópolis. Já, as cartinhas vieram de outras escolas também. O presidente Pedrozo realçou que esses momentos são gratificantes e demonstram o quanto o projeto está impactando positivamente as escolas. “Os relatos validam a eficiência do projeto e demostram que é fundamental continuarmos aprimorando as atividades”.
O superintendente Zanluchi complementou que o reconhecimento dos alunos, professores e pais, confirma que a iniciativa promove a educação ambiental, estimula hábitos alimentares saudáveis, incentiva o trabalho em equipe e a integração social.
O instrutor Gilsonei Duarte contou que sempre que retorna às escolas, percebe o quanto as crianças são gratas. “Elas valorizam a iniciativa e me chamam de ‘tio da horta’.
SOBRE O PROJETO
O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” é destinado a alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas.
As atividades do “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” iniciam com teoria, trabalhada de forma lúdica, abordando temas como a preservação dos recursos naturais. Na sequência são organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico) e, em seguida, os alunos semeiam as sementes de hortaliças e fazem o plantio das mudas.
Após essa primeira etapa do projeto, desenvolvido com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. Em seguida, inicia a etapa de compostagem, implementada recentemente no projeto.
Mais informações sobre o projeto com a técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben: (48) 3331-9700.