
O número de setores industriais otimistas subiu de cinco para dez entre janeiro e fevereiro, mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial,publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (24). Ainda assim, 18 setores continuam pessimistas, enquanto um se mostra neutro.
Em fevereiro, informa a CNI, sete setores migraram de um estado de falta de confiança para um estado de confiança (confira na tabela abaixo); um setor fez a transição contrária e um setor passou de neutralidade para falta de confiança.
Couros e artefatos de couro |
Calçados e suas partes |
Impressão e reprodução |
Biocombustíveis |
Produtos químicos |
Veículos automotores |
Manutenção e reparação |
A especialista em Políticas e Indústria da CNI, Cláudia Perdigão, analisa o resultado do ICEI Setorial. “A pesquisa mostra uma recuperação disseminada da confiança industrial. Contudo, ainda existe, na percepção do empresário, um cenário de dificuldade. A maior parte dos setores continua abaixo da linha dos 50 pontos, sinalizando que há sinais de receio em relação ao ambiente econômico”, avalia.
De acordo com a pesquisa, o ICEI se recuperou entre as empresas de todos os portes: subiu 0,7 ponto nas pequenas e 0,5 ponto nas médias e nas grandes. Com a alta, os empresários das grandes empresas passaram de um estado de neutralidade, em janeiro, para um estado de confiança, em fevereiro.
Apesar da melhoria, pequenas e médias empresas continuam abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que significa que ainda estão sem confiança.
O ICEI também subiu em todas as regiões do país. A maior recuperação ocorreu entre as indústrias do Norte, onde o índice cresceu 1,5 ponto. Em seguida, vêm as empresas do Centro-Oeste (+ 1,2 ponto) e do Nordeste (+ 0,8 ponto). A confiança também aumentou nas fábricas do Sul e do Sudeste, embora de forma mais moderada: + 0,6 e + 0,2 ponto, respectivamente.
O movimento foi suficiente para que as indústrias do Norte e do Centro-Oeste saíssem de um estado de pessimismo para um estado de neutralidade. As empresas do Nordeste continuam confiantes, enquanto as do Sul e do Sudeste seguem sem confiança.
Amostra
Nesta edição do ICEI Setorial, a CNI consultou 1.735 empresas: 696 de pequeno porte; 640 de médio porte; e 399 de grande porte, entre 3 e 12 de fevereiro de 2025.
Com informações da Agência de Notícias da Indústria