Com 127 cirurgias de reconstrução mamária realizadas gratuitamente em mulheres que tiveram câncer de mama, o Mutirão de Reconstrução Mamária, iniciativa do Instituto Cirurgiões do Bem e o Hospital de Caridade, chega em sua 11ª edição. Entre os dias 4 e 5 de outubro, serão atendidas 14 pacientes no Hospital de Caridade, em Florianópolis.
A seleção considera beneficiar mulheres vítimas de câncer de mama já tratadas e em seguimento oncológico, que aguardam por cirurgias tardias de reconstrução mamária pós-mastectomia; pacientes de Ambulatórios de Mastologia e Cirurgia Plástica do SUS, que não possuam convênio, plano ou seguro saúde, não tenham condições financeiras para realizar o procedimento, e que preencheram todos os critérios clínicos para o Mutirão.
O projeto é possível graças ao envolvimento voluntário de diversos profissionais. Os gastos hospitalares e de materiais para a realização dos procedimentos serão custeados com doações de empresas, pessoas físicas, além de doações de materiais médicos por fornecedores parceiros.
“Com todos estes anos de experiência, constituímos uma grande rede, que reúne pessoas dedicadas a doar seus conhecimentos, tempo e esforços para operar o bem, com ações sociais e capacitação de profissionais da saúde. Além disso, a parceria com uma instituição filantrópica como o IHC, que presta assistência à saúde e hospitalar de excelência há 235 anos”, afirma o cirurgião plástico, Raidel Deucher.
Após o procedimento, buscando o atendimento humanizado e esclarecido, serão promovidos encontros informativos com as pacientes, e seguimento para o pós-operatório em conjunto com outros profissionais da saúde.